terça-feira, 21 de agosto de 2018

Sokuteiki - Você sabe o que é e como é usado?




O Sokuteiki é o instrumento oficial de medição e controle da Federação Intenacional de Judô, é uma espécie de gabarito que usado pelos árbitros para verificarem as medidas dos kimonos antes do atletas adentrarem a área de competição. As normas atuais exigem que o tamanho das mangas, da espessura da gola, do transpasse do kimono, do tamanho da faixa além do espaço da calça medida na altura do joelho atendam as normas internacionais da Federação Internacional e com essa única peça é possível fazer todas as medições necessárias.

a Federação Internacional afim de garantir um nível de igualdade entre todos os atletas e de reforçar as dimensões e medidas do judogi de acordo com os regulamentos, a partir de 1 de janeiro de 2009, adotou um novo procedimento de controle e aprovou o uso do dispositivo de controle SOKUTEIKI.

Em todos os eventos da Federação Internacional, nas áreas de aquecimento deverão ter dispositivos SOKUTEIKI disponíveis, em número suficiente, para permitir que os competidores verifiquem seu próprio Judogi antes de entrar na área de competição. Após a entrada na área de competição, cada competidor será responsável pela conformidade do seu judogi com o regulamento internacional.

Como é usado:




Em caso de dúvida, o árbitro no tatami pode conferir o judogi dos atletas usando o dispositivo SOKUTEIKI. Se o judogi examinado não estiver em conformidade com o regulamento e o árbitro verificar que as dimensões estão fora do padrão deve penalizar o atleta com a desclassificação e declarar a respectiva vitória para o oponente.

Fiquem atentos ao comprarem novos judogis, eles podem apresentar as medidas corretas porém é necessário prestar atenção na proporção do encolhimento após a terceira lavagem o que pode comprometer as suas medidas. Fique atento na hora de comprar seu próximo judogi e exija garantia.

E lembre-se, diminuir o judogi é fácil (qualquer costureira faz), difícil é fazer aumentar as medidas.

2 comentários: