terça-feira, 14 de agosto de 2018

Os Perigos do Doping


Baseado em diversos artigos encontrados na internet.

O doping (ou dopagem) não é mais que um termo inglês que designa o uso de drogas ou substâncias que aumentam as capacidades físicas de atletas desportivos. O doping pode também ser considerado como o uso de certas técnicas ou métodos que alteram o estado físico do desportista para aumentar o seu rendimento desportivo (não devemos, no entanto confundir doping com treino físico rigoroso). Também é considerado doping o uso de substâncias que disfarçam outras substâncias dopantes, como é o caso dos diuréticos.
Existem também métodos de administrar substâncias e de manipular o perfil fisiológico que são proibidos. Estes métodos podem causar danos ao organismo. Por exemplo: Doping sanguíneo, incluindo transfusão de sangue visando alterar o fluxo de oxigênio no organismo pode resultar num elevado risco de ter uma parada cardíaca, infarto, problemas renais e elevada pressão sanguínea, pode acarretar problemas com o sangue, tal como: infecções, intoxicações, excesso de glóbulos vermelhos, redução do número de plaquetas e causar problemas com o sistema circulatório.
Tal como qualquer droga injetável, o uso de seringas para a dopagem aumenta bastante o risco de contrair doenças infecciosas como Aids e hepatites.
É obrigação de cada atleta conhecer a lista de substâncias e métodos proibidos, quando um atleta é descoberto no teste antidoping não é admissível as afirmações: “eu não sabia”, “culpa do remédio”, “o médico indicou” e por ai vai, na tentativa de minimizar a penalidade.

Este assunto e a lista podem ser consultados em qualquer destes sites:
Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
US Anti-Doping Agency – USADA
Autoridade Antidopagem de Portugal - ADoP

Grande parte dos medicamentos que constam da lista de substâncias proibidas podem ser adquiridas nas farmácias, e não é seguro usá-los. Os medicamentos são para pessoas com problemas específicos de saúde e não para atletas saudáveis. Não foram feitos para serem usados por pessoas jovens e saudáveis em doses elevadas e em combinação com outras substâncias. Todo os medicamentos têm efeitos colaterais entretanto, tomá-los sem necessidade pode provocar sérios danos ao organismo e destruir a sua carreira atlética.

Muito cuidado com os suplementos alimentares, as indústrias de suplementos não são devidamente controladas, isso significa que nunca se sabe ao certo o que se está tomando, pode haver substância proibida em qualquer suplemento que se diz natural. DICA: se lhe parecer demasiado bom - é provável que seja proibido!

As drogas e substâncias dopantes encontradas podem ser divididas em vários grupos e classes:

Esteróides Anabolizantes - são as drogas mais utilizadas no desporto de alta competição, especialmente nos desportos que necessitam grande força física e consequentemente, grande força muscular, possuem basicamente duas funções no organismo: a função androgênica e a função anabolizante. A função androgênica dos esteróides é responsável pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais masculinos, nomeadamente o crescimento da barba, pêlos púbicos, engrossamento da voz, desenvolvimento do pênis e testículos, enfim, responsável pelas características denominadas masculinas. Depois, temos a outra função dos esteróides, a função anabólica: esta é responsável pelo desenvolvimento da massa muscular e massa óssea. Este é o efeito mais procurado pelos atletas, o efeito anabolizante, e é por isso que se tentam criar esteróides que maximizam o efeito anabólico, mas que reduzem o efeito androgênico, pois desta maneira as células dos músculos serão as principais receptores dos esteróides, não sendo estes “desperdiçados” com outros órgãos que tenham receptores para o efeito androgênico do esteróide (maximizando assim o seu efeito de aumento muscular).
Os esteróides anabolizantes são altamente proibidos na maior parte do desporto, pois dão uma vantagem, muitas vezes decisiva, aos atletas que utilizam este tipo de doping, contrariando a igualdade desportiva e a própria máxima do Barão de Courbertin (principal responsável pelos jogos olímpicos da era moderna), que dizia que o importante no desporto é a competição e não a procura desenfreada por resultados. Este tipo de drogas pode ser tomado oralmente ou através de injeções, sendo geralmente injetados em vez de consumidos oralmente. Quando tomados oralmente, os esteróides passam pelo fígado, no qual sofre um processo de Alcalinilização, processo esse extremamente prejudicial ao fígado.
Os esteroides podem tornar os teus músculos mais volumosos e proporcionarem mais força, mas... podem te tornar dependente deles e originar acne, fazer cair o cabelo, aumentar o risco de contrair doenças de fígado e cardiovasculares, originar mudanças de humor, tornar mais agressivo, originar tendências suicidas.
Nos rapazes, pode provocar: encolhimento dos testículos, desenvolvimento de seios e redução da potência sexual e até mesmo causar impotência.
Nas moças, pode provocar: Voz grossa, pelos excessivos na face e no corpo, ciclos menstruais anormais e aumento do volume do clitóris.

Estimulantes - são substâncias que estimulam e aceleram a atividade cerebral, o que faz com que a resposta nervosa seja mais rápida, aumento a atividade dos atletas e diminuindo o seu cansaço. O uso de estimulantes é muito frequente entre os atletas (é o mais frequente depois do consumo de esteróides) que tomam drogas como anfetaminas, estricnina, cafeína ou até mesmo cocaína, para reduzirem o cansaço e aumentarem a sua resposta cerebral. Os estimulantes podem ser tomados por via oral, em pó, através da inspiração nasal, injeções e podem mesmo ser fumados.
Este tipo de drogas é proibido numa grande variedade de esportes e atualmente pensa-se que já existe consumo de estimulantes nervosos em esportes como o xadrez, que requer uma grande atividade cerebral durante torneios de vários dias. Estas drogas são proibidas, pois dão uma vantagem injusta aqueles que as usam (pois o sistema nervoso está muito mais ativo) e, além disso, podem também ter outras consequências para a saúde, pois estes aumentam a pressão arterial, podem fazer com que o atleta emagreça, o uso contínuo pode destruir células nervosas (a hiperatividade contínua provoca a sua destruição), pode provocar insônias, euforia, alterações de comportamento, tremores, respiração acelerada, confusão cerebral, ritmo cardíaco acelerado e irregular. Possibilidade de sofrer uma parada cardíaca ou derrame cerebral e overdoses quando tomados em excesso.

Analgésicos, calmantes e narcóticos (metadona, petidina, heroína, morfina e a cocaína, entre outros) - frequentemente usados em quase todos os esportes fisicamente exigentes e que podem ter como efeito, reduzir a dor de certas lesões ou atividades, fazendo com que o atleta aguente mais tempo e aguente mais dor, aumentando a sua resistência natural, sendo por isso muito utilizado em esportes como a maratona e o triatlo (fisicamente muito exigentes).
Este grupo (analgésicos, calmantes e narcóticos) apresentam perigos para o organismo, pois o seu uso visando reduzir a dor pode fazer com que um atleta agrave uma lesão, podem levar também à fragilização do sistema imunológico, redução do ritmo cardíaco, perda de equilíbrio e coordenação, problemas gastrointestinais (náuseas, vômitos e constipação), insônias e depressão, diminuição da frequência cardíaca e ritmo respiratório e diminuição da capacidade de concentração, além de que Os narcóticos são também altamente viciantes – O organismo e memória facilmente se tornam dependente deles.
Estão ainda proibidas nas competições todo o tipo de narcóticos estupefacientes e ainda drogas antiestrogênicas, drogas que se destinam a inibir a produção destes hormônios.
A maconha (canabis, marijuana, seja qual for a designação), haxixe e similares, estão banidas. Quer seja um viciado ou utilizador casual, essas drogas podem ter efeitos negativos no rendimento como atleta e na saúde, o seu uso pode reduzir a capacidade da memória, atenção e motivação, e até mesmo causar dificuldades de aprendizagem, fragilizar o sistema imunológico, Afetar os pulmões (bronquite crônica) e outras doenças respiratórias e até, mesmo, câncer de garganta.

Beta-bloqueadores (acebutolol, alprenolol, atenolol, labetolol, metipranolol, pindolol, etc.) - são utilizados no esporte de uma forma semelhante ao analgésico, pois também ajudam a combater o nervosismo, stress e ansiedade. Estas drogas atuam nomeadamente no coração, diminuindo o ritmo cardíaco.
Esta função é altamente proveitosa para certos esportes de alta precisão, sendo por isso proibida em esportes como o tiro ao alvo, tiro com arco, bilhar, xadrez, natação sincronizada. O consumo é perigoso, pois a diminuição do ritmo cardíaco pode provar hipotensão (tensão arterial baixa) e pode mesmo provocar paradas cardíacas. Pode também provocar asma, hipoglicemia (falta de glicose no sangue), insônias e impotência sexual.

Hormônios peptídicos - possuem diversas funções. Uma das suas principais funções é a fixação peptídica, isto é, estes hormônios ajudam os músculos nas suas reações anabólicas, ajudando a fixar os aminoácidos necessários para a construção destes. Existem vários tipos de hormônios peptídicos, e com diversas funções, de entre as quais se destacam:
a) O Eritropoietina, também denominada de EPO. Este hormônio, que existe no nosso organismo, estimula a produção de glóbulos vermelhos, aumentando assim a resistência do atleta (pois os músculos são fornecidos com uma maior quantidade de oxigênio). O uso de EPO pode tornar o teu sangue mais denso ao invés de mais líquido. A tentativa de bombear este sangue viscoso através das veias pode fazer se sentir fraco, o que não é bom se estiver treinando intensamente e elevar a pressão arterial.
b) O HCG, um hormônio produzida pelo feto durante a gravidez, é também usada pelos homens para aumentar a produção de esteróides no organismo. Existem também mulheres que engravidam, pois o HCG faz aumentar as concentrações de hormônios femininos e com tais concentrações ditas “naturais” muitas outras drogas dopantes que podem existir em certas concentrações são disfarçadas. Depois do teste de controle, as atletas abortam.
c) O HC, hormônio do crescimento, tal como o nome indica é produzido em grande quantidade durante a puberdade e permite o crescimento dos indivíduos, é também usado na construção e recuperação de tecidos musculares. O HGH pode tornar os músculos mais fortes e fazer você se recuperar rapidamente, mas... Não são apenas os seus músculos que crescem, o uso de HGH pode provocar acromegalia (saliência da testa, sobrancelhas, crânio e maxilar – um efeito que não pode ser revertido), aumento do tamanho do coração resultando na elevação da pressão arterial e até mesmo numa parada cardíaca, danos no fígado, na tiroide e ao nível da visão e ainda provoca artrites.
d) O LH, hormônio que existe naturalmente no nosso organismo, é usado para estimular a produção de testosterona nos testículos.
O uso destas drogas pode provocar deformações ósseas, distúrbios hormonais, miopia, hipertensão, coágulos sanguíneos, diabetes, doenças articulares.
A utilização de hormônios não peptídicos está também proibida quando apresentam estrutura e função semelhante aos peptídicos.

Agentes Mascarantes ou Diuréticos - Este tipo de substâncias tem como função aumentar a quantidade de urina produzida para camuflar os sinais de substâncias proibidas, o que leva a alterações no controle, já que a maior parte das substâncias são consideradas ilegais quando detectada em concentrações elevadas. Ao aumentar a quantidade de urina, as concentrações de substâncias dopantes vão diminuir, não podendo por isso serem consideradas dopantes abaixo de certos níveis. Além desta função, os diuréticos são também usados para perda de peso, nomeadamente em esportes divididos por categorias de peso ou até mesmo de forma a que certas substâncias (nomeadamente dopantes) sejam expulsas rapidamente do organismo. Os principais diuréticos usados são o triantereno e a furosemida. Como efeitos secundários prejudiciais, os diuréticos podem causar tonturas ou mesmo desmaios, perda da coordenação, equilíbrio desorientação, mudança de humor, desidratação, câimbras (cãibras), doenças renais, perda de sais minerais, alterações no volume do sangue e no ritmo cardíaco. Se os problemas cardíacos e renais tornarem-se muito graves. Os efeitos colaterais podem afetar definitivamente a habilidade de treinamento e competitiva e podem mesmo levar à morte do atleta.
Beta-agonistas - são drogas que se destinam a aumentar a massa muscular e diminuir a massa gorda. Uma droga beta-agonista muito conhecida é a adrenalina, que existe naturalmente no nosso organismo e que é libertada quando estamos sujeitos a situações de grande tensão (é por isso que, quando ameaçados ou em perigo, o homem consegue faz certas proezas ou utilizar certa força que normalmente não conseguiria usar). Este grupo de drogas é conhecido pela sua capacidade de controlar a distribuição de fibras musculares e de aumentar o ritmo cardíaco, aumentando o fluxo de sangue para músculos e cérebro. Como efeito secundário prejudiciais tem o aparecimento de insônias, agressividade, tremores e náuseas, falta de concentração, distúrbios psíquicos, aumento da pressão arterial, problemas cardiovasculares.

Antes de experimentar e usar, pare para pensar e lembre-se! Você é o único responsável por suas escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário