Números em japonês
Você sabe contar em japonês?
Aprender números em japonês não é tão difícil quanto parece. Poderia até dizer que é mais fácil que português, se quiser tentar aprender CLIQUE AQUI:
Para ouvir a pronúncia dos números é só CLICAR AQUI:
Aprender números em japonês não é tão difícil quanto parece. Poderia até dizer que é mais fácil que português, se quiser tentar aprender CLIQUE AQUI:
Para ouvir a pronúncia dos números é só CLICAR AQUI:
Palavras Japonesas usadas no Judô
Normalmente as palavras japonesas são oxítonas, acentuadas na última sílaba.
.
A pronúncia da língua Japonesa è muito semelhante a pronúncia da lingua portuguesa, com as seguintes exceções:
"ch"- tem o som de "tch" da palavra "tchau" ou "t" da palavra "tio", como pronunciado na região sudeste do Brasil.
"e"- a letra deve ser sempre pronunciada com o som fechado, como em "pera".
"g"- as sílabas "ge" e "gi" são pronunciadas como "gue" e "gui". As outras, "ga", "go", "gu" são pronunciadas como no português.
"h"- como em inglês, é sempre aspirado, como na palavra "Hajime"(Rradjimi).
"j"- tem o som de "dj" como em "adjetivo".
"r"- é sempre uma consoante vibrante alveolar, como em "faro", "cara", etc. Mesmo quando a palavra é iniciada com a letra "r" a pronúncia não é feita como "rr" (Exemplo: o "ra" de "ramen" é pronunciado como na palavra "cara").
"s"- é sempre sibilante como o som "ss" e "ç" das palavras em língua portuguesa.
"sh"- tem o som semelhante ao "ch", da palavra "chá", ou "x", da palavra "xadrez".
"w"- representa uma semivogal equivalente ao "u" da palavra "mau". (Exemplo: "waki" é lido como "uaki", com o "u" sendo semivogal).
"y"- é também uma semivogal com o som equivalente ao "i" da palavra "mais". (Exemplo: "kyū" se lê com o "y" tendo o som de uma semivogal).
As letras acentuadas com mácron: "ā", "ē", "ī", "ō", "ū", são pronunciadas de forma prolongada. (Exemplo: a letra "ō" de "shōjo" é pronunciado como "shoodjo", com um "o" prolongado sem diminuição do tom entre um "o" e outro.
OBS: Um mácron ou macro (do grego μακρός, makros, "grande") é um sinal diacrítico ( ¯ ) colocado sobre uma vogal para indicar que esta vogal é longa. Seu oposto é uma braquia ( ˘ ), usado para indicar uma vogal curta.
.
A pronúncia da língua Japonesa è muito semelhante a pronúncia da lingua portuguesa, com as seguintes exceções:
"ch"- tem o som de "tch" da palavra "tchau" ou "t" da palavra "tio", como pronunciado na região sudeste do Brasil.
"e"- a letra deve ser sempre pronunciada com o som fechado, como em "pera".
"g"- as sílabas "ge" e "gi" são pronunciadas como "gue" e "gui". As outras, "ga", "go", "gu" são pronunciadas como no português.
"h"- como em inglês, é sempre aspirado, como na palavra "Hajime"(Rradjimi).
"j"- tem o som de "dj" como em "adjetivo".
"r"- é sempre uma consoante vibrante alveolar, como em "faro", "cara", etc. Mesmo quando a palavra é iniciada com a letra "r" a pronúncia não é feita como "rr" (Exemplo: o "ra" de "ramen" é pronunciado como na palavra "cara").
"s"- é sempre sibilante como o som "ss" e "ç" das palavras em língua portuguesa.
"sh"- tem o som semelhante ao "ch", da palavra "chá", ou "x", da palavra "xadrez".
"w"- representa uma semivogal equivalente ao "u" da palavra "mau". (Exemplo: "waki" é lido como "uaki", com o "u" sendo semivogal).
"y"- é também uma semivogal com o som equivalente ao "i" da palavra "mais". (Exemplo: "kyū" se lê com o "y" tendo o som de uma semivogal).
As letras acentuadas com mácron: "ā", "ē", "ī", "ō", "ū", são pronunciadas de forma prolongada. (Exemplo: a letra "ō" de "shōjo" é pronunciado como "shoodjo", com um "o" prolongado sem diminuição do tom entre um "o" e outro.
OBS: Um mácron ou macro (do grego μακρός, makros, "grande") é um sinal diacrítico ( ¯ ) colocado sobre uma vogal para indicar que esta vogal é longa. Seu oposto é uma braquia ( ˘ ), usado para indicar uma vogal curta.
Para localizar alguma locução, favor ignorar os espaços entre as palavras japonesas. Se os espaços forem levados em conta as locuções ficariam fora da ordem alfabética já que existem as mesmas com espaço e sem espaço entre as palavras.
A | OLHOS |
ABISE TAOSU | LEVAR UMA PERNA PARA TRÁS, ESTICADA |
AGE OU AGO | AÇÃO DE ERGUER, LEVANTAR |
AGE TSUKI | GOLPE NO ALTO DA CABEÇA |
AGE UKE | DEFENDER COM O ANTE-BRAÇO |
AGO | QUEIXO |
AGO OSHI | EMPURRAR O QUEIXO |
AGURA | SENTADO, PERNAS CRUZADAS |
AI NO YOTSU | KUMI KATA NORMAL |
AI UCHI | EMPATE, ATAQUE AO MESMO TEMPO |
AIDA | DISTÂNCIA, POSIÇÃO |
AIKI DO | TÉCNICAS DE DEFESA PESSOAL |
AITE | COMPANHEIRO DE TREINAMENTO |
AKA | VERMELHO |
AKA NO KACHI | VITÓRIA DO DE FAIXA VERMELHA |
AKA OBI | FAIXA VERMELHA, 9º E 10º DAN |
AKILES | TENDÃO DE AQUILES |
AKUKI KATA | FORMA DE CAMINHAR NO KATA |
AN ZA | SENTADO, PERNAS CRUZADAS |
ANURO | DESLOCAMENTO PARA DENTRO |
AO MUKERU | OLHAR PARA CIMA |
AO | AZUL, VERDE |
AOIRO NO OBI | FAIXA AZUL - NI KYU - 2º KYU |
ARASHI | TEMPESTADE |
ASH GATAME JIGOKU JIME | JIGOKU JIME COM A PERNA |
ASHI | PÉ OU PERNA |
ASHI ATE WAZA | GOLPES COM O PÉ |
ASHI BARAI | VARRER COM O PÉ |
ASHI DORI GARAMI | PRESSÃO NA PERNA PRESA |
ASHI GARAMI | CHAVE DE PERNA (PROIBIDA NO JUDÔ) |
ASHI GATAME | CHAVE APLICADA COM A PERNA |
ASHI GATAME JIME | CHAVE DE PERNA COM ESTRANGULAMENTO |
ASHI GURUMA | RODAR NA PERNA |
ASHI HISHIJI | CHAVE NA PERNA |
ASHI KAKE JIGOKU JIME | MESMO QUE ASHI GATAME JIGOKU JIME |
ASHI KANNUKI | CHAVE DE PERNA TRANSVERSAL NA GUARDA |
ASHI KUBI, ASHIKUBI | TORNOZELO |
ASHI MAKI KOMI | PRENDER A PERNA SENTADO |
ASHI NO KO | DORSO DO PÉ |
ASHI NO KO | INICIO DE UMA TÉCNICA DE LUTA |
ASHI NO TACHI | POSIÇÕES BÁSICAS DE PERNAS |
ASHI NO TACHI KATA | FORMAS CORRETAS DE COLOCAR OS PÉS |
ASHI NO URA | SOLA DO PÉ |
ASHI NO YUBI | DEDOS DO PÉ |
ASHI OLSAERU | ESCAPADA DE YOKO SHIHO GATAMEKOSEN |
ASHI SABAKI | CAMINHAR EM LINHA RETA, PASSOS IGUAIS |
ASHI TORI GATAME | IMOBILIZAÇÃO COM A PERNA |
ASHI TORI KUZURE YOKO SHIHO | CHAVE DE PERNA EM KUZURE YOKO |
ASHI TORI NAGE | O MESMO QUE KUSHIKI TAOSHI |
ASHI TORI O UCHI GARI | O UCHI GARI PEGANDO A PERNA |
ASHI UCHI MATA | UCHI MATA DE PERNA |
ASHI URA | POSIÇÃO DOS PÉS |
ASHI WAZA | TÉCNICAS DE PÉ OU PERNA |
ATAMA OU ATAME | CABEÇA |
ATATA MARU | AQUECIMENTO ANTES DO TREINO |
ATE | GOLPE |
ATEMI | PONTOS VITAIS |
ATEMI WAZA | TÉCNICA DE GOLPES (ATAQUE) A PONTOS VITAIS DO CORPO |
ATERU | GOLPEAR, BATER |
ATE WAZA | TÉCNICAS DE GOLPES NO JUDO |
AU | CONFRONTO |
AWASE | COMBINAÇÃO, JUNÇÃO, HARMONIZAÇÃO |
AWASATE | JUNTAR, MONTAR |
AWASATE IPPON | UM PONTO COMBINADO |
AWASETE | JUNTO |
AYUMI-ASHI | CAMINHAR, DESLOCAMENTO NORMAL SOBRE O TATAME |
BANE | MOLA |
BANZAI | VIVA |
BARAI | VARRER, TIRAR - O MESMO QUE HARAI |
BASAMI | TESOURA |
BAT SUGUN | COMBATES SUCESSIVOS |
BIKON | BASE DO NARIZ |
BIKOTSUTAN | OSSO QUE SEPARA AS FOSSAS NASAIS |
BIRAKI | ABRIR GIRANDO |
BISEN | PONTA DO NARIZ, NO ATEMI |
BO | BASTÃO, VARA COMPRIDA |
BOGEKI NO KATACHI | DEFESA NO KATAME NO KATA |
BOKO | BEXIGA - PONTO DO ATEMI |
BU | CAVALEIRO, GUERREIRO, SAMURAI |
BUDO | DESIGNAÇÃO DE TODAS AS ARTES MARCIAIS |
BUDOGI | VESTIMENTA DO BUDO |
BUGEI | FAMILIARIZADO COM AS ARTES MARCIAIS |
BUJIN | SAMURAI, GUERREIRO - O MESMO QUE BYJIN |
BURUGUMA | PONTO DE ATAQUE FRONTAL NO ATEMI |
BUSHI | SAMURAI, GUERREIRO - O MESMO QUE BYJIN |
BUSHIDO | O CAMINHO DO GUERREIRO |
BUTSU | ARTES MARCIAIS MILITARES |
BUTSUKARI | ATAQUE CONTÍNUO - USHIKOMI |
BYJIN | SAMURAI, GUERREIRO - O MESMO QUE BUJIN |
BYO | SEGUNDOS DE TEMPO |
CHA | MARRON |
CHIAI | LUTAS DE COMPETIÇÃO |
CHIHO GEIKO | TREINOS COM VIAGENS |
CHIKAI | FRENTE A FRENTE, PERTO - O MESMO QUE CHIKA MA |
CHIKAI SHUTSU TE | PRÓXIMA PARTICIPAÇÃO OU PARTICIPANTE |
CHIKA MA | FRENTE A FRENTE, PERTO - O MESMO QUE CHIKAI |
CHIKARA | USO DA FORÇA |
CHIKARA NO HO | FORMA DE USAR A FORÇA |
CHI NO MAKI | LIVRO DA TERRA |
CHO SHI WAZA | RITMO |
CHOKU TSUKI | GOLPE DE PUNHAL NO ESTÔMAGO |
CHOSI | SORTEIO EM CASO DE EMPATE |
CHO TO | ESPADA |
CHO ZA | SENTADO, PERNA ESTICADA |
CHU GOSHI UKEMI | DE CÓCORAS |
CHUDA TSUKI | ATAQUE COM OS PUNHOS |
CHUDAN | ÁREA DA CINTURA ATÉ OS OMBROS |
CHUGA ERI,CHUGAERI | CAMBALHOTA, ROLAMENTO PARA A FRENTE DEITANDO |
CHU I | ATENÇÃO, CUIDADO, PREVENIR |
CHUSEN | SORTEIO |
DACHI | POSIÇÃO |
DAI ICHI KYO | PRIMEIRA SÉRIE |
DAI NI KYO | SEGUNDA SÉRIE |
DAI NIPPON JUDO SHI | JUDO TRADICIONAL DO JAPÃO |
DAI SAN KYO | TERCEIRA SÉRIE |
DAI SENSEI | GRANDE MESTRE |
DAITO | ESPADA |
DAITTE | ABRAÇAR |
DAKI | LEVANTAR NOS BRAÇOS, ABRAÇAR |
DAKI AGE | PROJEÇÃO COM TORI DENTRO DA GUARDA |
DAKI WAKARE | CONTRA ATAQUE DE UCHI MATA |
DAN | NÍVEL, GRADUAÇÃO SUPERIOR (FAIXA PRETA) |
DANGAI | FORA DE DAN (GRUPO DE GRAU ANTES DA PRETA, ATÉ 1º KYU) |
DAN I BETSU | DIVISÃO POR DAN |
DAN TAI | O MESMO QUE OBI TORI GAESHI |
DASU | ESTICAR A MÃO OU O PÉ |
DE | SAIR, QUE SAI |
DE ASHI | LEVAR UM PÉ PARA A FRENTE |
DE ASHI BARAI | VARRER O PÉ QUE AVANÇA |
DO | CAMINHO |
DO CHU NO SEN | MOVIMENTO DENTRO DA TRANQÜILIDADE |
DO JIME | TESOURA COM AS PERNAS - PROIBIDA |
DOJO | LOCAL PARA PRATICAR JUDO, ACADEMIA |
DOO | TRONCO |
DOO-HAY | COLEGAS |
DORI | TOMAR - O MESMO QUE TORI |
DORIOKU | ESFORÇO, EMPENHO |
ENCHO | PRORROGAÇÃO |
ENDO | MOVIMENTO DE ROTAÇÃO |
EN PI | COTOVELO - MESMO QUE HIJI OU HIZI |
EN PI UCHI | GOLPE COM O COTOVELO |
EQUIPA | AXILA - PONTO DO ATEMI |
ERI | GOLA |
ERI DORI | PEGAR A PARTE DE TRÁS |
ERI JIME | ESTRANGULAR O METATARSO |
ERI KUATSU | RESULTARÃO PELO HIPOGÁSTRICO |
ERI SOI NAGE | PROJEÇÃO POR CIMA DO OMBRO |
FU ANTEI | SER MÓVEL, NÃO RÍGIDO |
FUKI KOMI WAZA | SUMI GAESHI COM UDE GARAMI |
FUKU JO | EM CIMA DA BARRIGA |
FUKU KOSO | PLEXO SOLAR - PONTO DO ATEMI |
FUKU SHIKI KUMITE | TÉCNICA DE AUTO DEFESA |
FUKU SHIN | AUXILIAR |
FUKURO DORI | PEGADA DE BELISCÃO, COM O DEDO PARA CIMA |
FUMI KOMI | ATACAR COM ENERGIA |
FUMI WAZA | TODAS AS TÉCNICAS COM O PÉ |
FURI AGE | BASTONADA DE CIMA PARA BAIXO (DE PERTO), ATACAR COM O BASTÃO LEVANTADO |
FURI HANASHI | GIRO DA MÃO |
FURI OROSHI | BASTONADA DE CIMA PARA BAIXO (DE LONGE) |
FUSABI DOME | TRAVAR A CONTINUIDADE DO GOLPE |
FUSEGI | DEFENDER |
FUSEGI WAZA | TÉCNICAS DE DEFESA |
FUSEN CHO | VENCER SEM LUTAR |
FUSEN GACHI | VITÓRIA POR AUSÊNCIA DE ADVERSÁRIO |
FUTARI | DOIS OPONENTES EM LUTA |
GACHI | VENCIDO, VITÓRIA |
GAERI | VARRER |
GAESHI | VIRAR, REVIRAR - O MESMO QUE KAESHI |
GAESHI RENZOKU | CONTRA ATAQUE CONTÍNUO |
GAESHI WAZA | TÉCNICAS DE CONTRA ATAQUE |
GAICHODO | OUVIDO EXTERNO - PONTO DE ATEMI |
GAKE | ENGANCHAR, ENGATAR |
GAKKO | ESCOLA |
GAKU | DIPLOMA ESCRITO |
GAMAE | POSIÇÃO BÁSICA - O MESMO QUE KAMAE |
GAMAN KAMAE | POSIÇÃO DE PRONTIDÃO |
GANMEN TSUKI | SOCO NOS OLHOS |
GANSEKI, GAN SEKI | ROCHA |
GANSEKI NAGE, GAN SEKI NAGE | PROJEÇÃO SOBRE O QUADRIL |
GANSEKI OTOSHI, GAN SEKI OTOSHI | PROJEÇÃO COM TORI DE COSTAS PARA UKE |
GARAMI (GARAMU) | ENROSCAR, SEGURAR, IMOBILIZAR |
GARI | CAPINAR, RASPAR, VARRER, CEIFAR |
GASHIRA | PARA CIMA DA CABEÇA - KASHIRA |
GASSHUKU | CURSO, TREINO, SEMINÁRIO |
GASSHUKU GEIKO | CURSO NO DECORRER DE UM CURSO |
GATAME | SEGURAR, SOLIDIFICAR, O MESMO QUE KATAME |
GATAME WAZA | TÉCNICAS DE CHÃO |
GEDAN | ABAIXO DA LINHA DA CINTURA |
GEDAN | (?????)JUDO O SENTIDO MAIS ESTREITO DO JUDO |
GEDAN BARAI | DEFESA PARA BAIXO |
GEIKO | FORMA DE TREINAMENTO - KEIKO |
GENKI | FORÇA, VITALIDADE |
GERI | PONTA PÉ |
GESA | O MESMO QUE KESA |
GETSUEI | HIPOCÔNDRIO, ABAIXO DAS COSTELAS |
GI | FORMA ABREVIADA DA ROUPA DE TREINO |
GIRI | OBRIGAÇÃO |
GO | CINCO |
GO CHI | LUTA CORPO A CORPO |
GO DAN | QUINTO DAN DA FAIXA PRETA |
GOGAKU GEIKO | TREINO COM IGUAIS |
GO HO ATE | GOLPE EM 5 DIREÇÕES |
GO HO GERI | CHUTE EM 5 DIREÇÕES |
GOHON KUMITE | ATAQUE QUÍNTUPLO |
GOKAKU | IGUAL NA FORÇA |
GOKAKU GEIKO | TREINO COM MESMO NÍVEL |
GOKYO | CINCO GRUPOS DE TÉCNICAS DO JUDO |
GOKYO NO KAISETSU | O MESMO QUE GOKYO |
GO KYU | QUINTO DAN DE ALUNO - FAIXA AMARELA |
GOMEN | DESCULPAS |
GO MIN GAKE | UM CONTRA CINCO |
GO NO KATA | FORMA ANTIGA DE FORTALECIMENTO |
GONOSEN, GO NO SEN | DEFENDER O ATAQUE E ATACAR, CONTRA-ATAQUE |
GONOSEN NO KATA | KATA DE CONTRA GOLPES |
GO RIN | CINCO PARTES DO CORPO |
GORYOKU | BINÁRIO DE FORÇAS |
GOSHI | QUADRIL - O MESMO QUE KOSHI |
GOSHIN | DEFESA PESSOAL |
GOSHIN JITSU | DEFESA PESSOAL MODERNA DA KODOKAN |
GOSHIN JITSU NO KATA | O MESMO QUE KODOKAN GOSHIN JITSU |
GURUMA | RODA, GIRAR, RODAR |
GYAKU | INVERTIDO, CONTRÁRIO, TROCADO |
GYAKU GAESHI JIME | ESTRANGULAMENTO EM TARTARUGA, GIRANDO |
GYAKU HARA GATAME | TESOURA INIVERTIDA |
GYAKU HANMI | POSIÇÃO INVERTIDA |
GYAKU HISHIJI | TESOURA COM CHAVE DE PESCOÇO |
GYAKU JUJI | CHAVE EM PÉ PARA LEVAR AO SOLO |
GYAKU JUJI GATAME | IMOBILIZAÇÃO EM CRUZ, INVERTIDA |
GYAKU JUJI JIME | ESTRANGULAMENTO EM CRUZ |
GYAKU KANUKI GATAME | ALAVANCA INVERTIDA |
GYAKU KESA GARAMI | ALAVANCA INVERTIDA DE CINTURA |
GYAKU KESA GATAME | CHAVE DE BRAÇO SOBRE A CABEÇA |
GYAKU OKURI ERI JIME | ESTRANGULAMENTO INVERTIDO |
GYAKU SUMI GAESHI | PROJEÇÃO DE CANTO INVERTIDA |
GYAKU TE DORI | PEGADA INVERTIDA DOS PULSOS |
GYAKU TEKUBI | CHAVE DE BRAÇO POR TRÁS |
GYAKU UDE GARAMI | CHAVE DE BRAÇO INVERTIDA |
GYAKU WAKI GATAME | CHAVE DE AXILA INVERTIDA |
GYAKU YOKO SHIHO GATAME | IMOBILIZAÇÃO LATERAL INVERTIDA |
GYAKU YUBI | DOBRAR UM DEDO |
GYO GA | OLHAR PARA CIMA, DEITAR |
HA | ASA, BALANÇA, GUME DE ESPADA |
HACHI | OITO |
HACHI DAN | OITAVO GRAU - FAIXA VERMELHA E BRANCA |
HACHI MAKI | FITA DA CABEÇA |
HADAKA | NÚ, EXPOSTO |
HADAKA JIME | ESTRANGULAMENTO NÚ |
HAGAI GATAME | VARIAÇÃO DE USHIRO OBI TORI GAESHI |
HAGAI JIME | DOUBLE NELSON |
HAIGO DAOSHI | SUCESSIVO DE USHIRO OBI TORI GAESHI |
HAINEM TSUKI | ARMA NAS COSTAS - GOSHINJITSU |
HAIRA KATA | FORMA DE GOLPEAR NO SOLO |
HAI REI | SAUDAÇÃO |
HAISHA | PERDEDOR |
HAISHA FUKKATSU SEN | CHAVE DE PERDEDORES |
HAISHU | DORSO DA MÃO |
HAISHU UCHI | GOLPE COM O DORSO DA MÃO |
HAISOKU | PEITO DO PÉ |
HAITO UCHI | GOLPE COM O CANTO DA MÃO |
HAJIME | INICIAR, COMEÇAR - O MESMO QUE HAJINE |
HAJINE | COMEÇAR - O MESMO QUE HAJIME |
HAKAMA | CALÇA LARGA, PRETA |
HAN | METADE |
HANA | NARIZ |
HANAE MAKI KOMI | PROJEÇÃO ENROLANDO O CORPO |
HANDORI | LUTAS DE TREINAMENTO - O MESMO QUE RANDORI |
HANE | SALTO, LEVANTAR, COMO MOLA |
HANE GOSHI | LEVANTAR O QUADRIL, TÉCNICA DE PROJEÇÃO |
HANE MAKI KOMI | LEVANTAR E ENROLAR |
HANERU | SALTAR |
HAN GEN | DISTÂNCIA DE MEIO TATAME, MEIO TATAME |
HAN GOSHI | MEIO QUADRIL - UKI GOSHI |
HAN MI | MEIO CORPO |
HAN SHU | MEIA LUA |
HAN SOKU | INFRINGIR REGRAS |
HANSOKU CHUI | REPREENSÃO |
HANSOKU GACHI | VITORIA POR DESCLASSIFICAÇÃO |
HANSOKU MAKE | DESCLASSIFICADO, FALTA MUITO GRAVE |
HANTAI | JULGAMENTO, AVALIAÇÃO |
HANTEI, HAN TEI | JULGAMENTO, PEDIDO DE DECISÃO AOS LATERAIS |
HAN TEN TOMOE NAGE | VIRAR UKE E ENTRAR JUJI GATAME |
HAPPO NO KUZUSHI | DESEQUILÍBRIO EM 8 DIREÇÕES |
HARA | VENTRE, BARRIGA |
HARA GATAME | CHAVE COM A BARRIGA |
HARAI (HARAU) | VARRER, RETIRAR, ESCOVAR, O MESMO QUE BARAI |
HARAI GOSHI | VARRER OS QUADRIS |
HARA KUATSU | REANIMAÇÃO NO HIPOGÁSTRICO |
HARAI MAKI KOMI | HARAI GOSHI COM MAKIM KOMI |
HARAI TSURI KOMI ASHI | VARRER O PÉ QUE AVANÇA |
HASAMI | CARANGUEJO, IMPRENSAR - BASAMI |
HASAMI JIME | ESTRANGULAMENTO DE BRUÇO |
HATA | BANDEIRA |
HATA HA | UMA ASA |
HAYAKU KOTOSHI NOGOTOSHI | VELOCIDADE DE UM RAIO |
HAZUMI | CHOQUE |
HEIKIN | EQUILÍBRIO |
HEIKO | MANTER O EQUILÍBRIO |
HENKA | MODIFICAR, TRANSFORMAR, MUDAR |
HEN KO HO | DEDOS NO POMO DE ADÃO |
HESO | UMBIGO |
HIDARI | ESQUERDA |
HIDARI ASHI JIME | ESTRANGULAMENTO COM A PERNA ESQUERDA |
HIDARI ERI DORI | PEGAR A GOLA ESQUERDA |
HIDARI HARAE | CUTILADA PARA A ESQUERDA |
HIDARI HIJI SOTO | CHAVE DE BRAÇO EM KUZURE KAMI -KOSEN |
HIDARI JIGO HON TAI | POSIÇÃO BÁSICA À DIREITA |
HIDARI JIGO TAI | POSIÇÃO DE DEFESA, PELA ESQUERDA |
HIDARI KAMAE | POSIÇÃO DE ESQUERDA |
HIDARI KATA SEOI | SEOI NAGE DE ESQUERDA |
HIDARI MAE SABAKI | GIRO DO CORPO PARA A FRENTE-ESQUERDA |
HIDARI NO KUMI KATA | PEGADA ESQUERDA |
HIDARI SHIZEN HON TAI | POSIÇÃO BÁSICA À ESQUERDA |
HIDARI SHIZEN TAI | POSIÇÃO NATURAL DE ESQUERDA |
HIDARI SHIZUME | AFUNDAR O CORPO PARA A ESQUERDA |
HIDARI TAI SABAKI | GIRO DO CORPO PARA A ESQUERDA |
HIDARI ZEMPO KAITEN UKEMI | ROLAMENTO PARA A FRENTE PELO OMBRO ESQUERDO |
HIDI | COTOVELO |
HIJI | COTOVELO |
HIJI ATE | GOLPE COM O COTOVELO |
HIJI SHITA | PEGADA ABAIXO DO COTOVELO |
HIJO ATE WAZA | TÉCNICAS DE GOLPES COM O COTOVELO |
HIKARE KO UCHI MATA | O MESMO QUE KO UCHI MATA |
HIKI | PUXAR |
HIKI | TREINAMENTO MUITO RIGOROSO |
HIKI AGERU | RETIRAR-SE DA LUTA |
HIKI ASHI | SAIR COM UMA PERNA E DERRUBAR COM A OUTRA |
HIKI BANA WAZA | ATACAR NO RECUO DO OPONENTE |
HIKI KOMI, HIKIKOMI | LEVAR PARA O CHÃO |
HIKI KOMI GAESHI, HIKIKOMI GAESHI | QUEDA DE DORSO |
HIKI OTOSHI | PUXAR E DERRUBAR |
HIKITATE GEIKO | TREINO COM INFERIORES |
HIKI TE | MÃO QUE PUXA |
HIKI TE KIRI | DESLIGAR |
HIKI WAKE | EMPATE |
HIKI WAZA | TÉCNICA APLICADA NO RECUO DO OPONENTE |
HIKUI | GOLPE BAIXO |
HINERI | TORÇÃO |
HINERI GAESHI | SAIDA DE KUZURE KAMI SHIHO GATAME-KOSEN |
HIRAKI ASHI | RASTEIRA |
HIRAKU | ABRIR GIRANDO |
HISHIGI | ESMAGAR, QUEBRAR COM PRESSÃO |
HITAI | TESTA |
HITO NO MAKI | LIVRO NO HOMEM |
HIZA | JOELHO |
HIZA ATE | GOLPE COM O JOELHO |
HIZA GASHIRA ATE WAZA | TÉCNICAS DE GOLPES COM O JOELHO |
HIZA GATAME | CHAVE COM O JOELHO |
HIZA GATAME GAESHI | CHAVE DE BRAÇO COM A PERNA |
HIZA GERI | GOLPE COM O JOELHO |
HIZA GURUMA | RODAR NO JOELHO, TÉCNICA DE PROJEÇÃO |
HIZA HIREI | ENFIAR O JOELHO POR BAIXO DE UKE |
HIZA HISHIJI | ANTIGA TESOURA COM O JOELHO |
HIZA JIME | ESTRANGULAMENTO COM O JOELHO |
HIZA MAKI | ANDAR DE JOELHOS |
HIZA NOSE GAESHI | UDE GARAMI NA GUARDA ALTA |
HIZA OBI TORI GAESHI | TIPO DE OBI TORI GAESHI |
HIZA OTOSHI | PROJEÇÃO COM A MÃO NO JOELHO |
HIZA TORI GAESHI | OBI TORI COM MAE TE GURUMA |
HIZA TORI GARAMI | CHAVE DE JOELHO |
HIZA TSUKI | GOLPE COM O JOELHO |
HIZA UKE | DEFESA COM O JOELHO |
HIZI | COTOVELO - HIJI |
HIZI MAKI KOMI | MAKI KOMI PARTINDO DA POSIÇÃO EM PÉ |
HIZI OTOSHI | PROJEÇÃO PEGANDO O COTOVELO |
HIZI TORI GAESHI | ATAQUE NA POSIÇÃO TARTARUGA |
HO | DIREÇÃO, FORMA |
HOKYO UNDO | TREINAMENTO PARA FORTALECER |
HON | PRINCIPAL |
HON KESA GATAME | IMOBILIZAÇÃO PRINCIPAL |
HONTAI | POSIÇÃO |
HORAN NO KAMAE | POSIÇÃO DE INÍCIO DE ALGUNS KATAS EM QUE A MÃO COBRE O PUNHO FECHADO |
IBO | PASSO DUPLO |
ICHI | UM - O MESMO QUE IKI |
ICHI DAN | PRIMEIRO GRAU DA FAIXA PRETA |
ICHI KYU | PRIMEIRO GRAU DE ALUNO, FAIXA MARRON - O MESMO QUE IKI KYU |
IIE | NÃO, NEGAÇÃO |
IKI | UM - O MESMO QUE ICHI |
IKI KATA | MANEIRA DE VIVER |
IKKEN | 1 TATAMI |
IKKEN HISSATSU | MATAR COM UM GOLPE |
IKI KYU | PRIMEIRO GRAU DE ALUNO, FAIXA MARRON - O MESMO QUE ICHI KYU |
IKKYO | PRIMEIRO GRUPO |
IORI | AJOELHADO |
IPPON | UM PONTO |
IPPON GACHI | VITÓRIA POR PONTOS |
IPPON KEN | PUNHO FECHADO COM UM DEDO SALIENTE |
IPPON KUMITE | ATAQUE E DEFESA NUM PONTO |
IPPON SEOI NAGE | PROJEÇÃO POR CIMA DO OMBRO |
IPPON SHIAI | LUTA POR UM PONTO |
IPPON SHOBU | LUTA POR UM PONTO |
IPON SORE MADE | ORDEM DE ENCERRAMENTO DA LUTA COM VITÓRIA DE UM DOS LUTADORES |
IRYUKI | PONTA DO QUEIXO |
ITA BASAMI | O MESMO QUE KANI BASAMI |
ITAMI WAKE | VITÓRIA POR FERIMENTO ACIDENTAL |
ITSUTSU | CINCO |
ITSUTSU NO KATA | KATA DOS CINCO PONTOS BÁSICOS |
IWA | ONDA |
IWA NAMI | ONDA NA ROCHA |
JI KAN | TEMPO |
JIDA KASENGA | PONTO ATRÁS DA ORELHA |
JIEN KUMITE | LUTA LIVRE |
JIGO | DEFESA |
JIGO ON TAI | POSIÇÃO DE DEFESA |
JIGO TAI, JIGOTAI | POSIÇÃO DE DEFESA |
JIGOKU | INFERNO |
JIGOKU JIME | ESTRANGULAMENTO DO INFERNO |
JIKAN | TEMPO PEDIDO PELO ÁRBITRO |
JIKI BIKI | TIPO DE JUJI GATAME |
JIKISHIN RYU | ANTIGA ESCOLA DE JIU JITSU |
JIME | ESTRANGULAMENTO - O MESMO QUE SHIME |
JIME WAZA | TÉCNICAS DE ESTRANGULAMENTO |
JIN CHU | EM BAIXO DO NARIZ |
JINZO | RINS - PONTO DE ATAQUE |
JIOGA | DEITAR |
JISSEN GATA | HOMEM DE LUTA VERDADEIRA - MESTRE |
JITA KYOEI | BEM ESTAR GERAL - FILOSOFIA DA KODOKAN |
JITSU | ARTE, MANEIRA, TÉCNICA, MÁGICA |
JIU | CEDER SUAVEMENTE |
JIU JITSU | FORMA DE AUTO DEFESA JAPONÊS |
JIYU KUMITE | TREINO DE LUTA |
JIYU RENSHU | TREINO LIVRE - RANDORI |
JIZO | IMAGEM DE PEDRA |
JIZO DAOSHI | DERRUBAR O ÍDOLO |
JIZO GAESHI | O MESMO QUE KKOP SOTO GAKE |
JIZO SAN | SANTO PROTETOR DE UM TEMPLO |
JO GAI | FORA DA ÁREA |
JO NAI | DENTRO DA ÁREA |
JO SEKI | LUGAR ONDE SE SENTAM AS AUTORIDADES |
JO TORI | GOLPE COM O BASTÃO |
JODAN | ÁREA SUPERIOR DE ATAQUE |
JODAN JUDO | JUDO NO SENTIDO AMPLO |
JOGAI | FORA DA ÁREA DE COMBATE |
JOGAI NAKAE | VOLTAR AO CENTRO DA ÁREA |
JOGAKI SHISO TOKKI | MAXILA SUPERIOR |
JOSEKI | LOCAL DAS AUTORIDADES, LADO SUPERIOR |
JOSHI | FEMININO, MULHER |
JOSHI JUDO GOSHIN PO NO KATA | DEFESA PESSOAL FEMININA |
JOSU KUTEI | CANTO DO PÉ |
JOZA | LOCAL DAS AUTORIDADES |
JU | SUAVIDADE, SUAVE, CEDER SUAVEMENTE |
JU | LETRA DEZ, EM KANJI |
JU | SUAVIDADE |
JUBAN NO MA AI | DISTÂNCIA CORRETA ENTRE OS LUTADORES |
JUBIN TAISHI | EXERCÍCIOS PREPARATÓRIOS |
JU DAN | DÉCIMO GRAU - FAIXA VERMELHA |
JUDO | CAMINHO SUAVE |
JUDOCA | PRATICANTE DE JUDÔ |
JUDO DO | CAMINHO AMPLIADO |
JUDO JO | GINÁSIO DE JUDO |
JUDOGI, JUDOGUI | TRAJE PARA JUDO, CASACO E CALÇA DE PANO ESPESSO |
JUDOKA | PRATICANTE DE JUDO |
JUJI | CRUZ, LETRA DEZ, EM KANJI |
JUJI GATAME | CHAVE DE BRAÇO TRANSVERSAL |
JUJI GATAME NOGARE KATA | ESCAPADA DE JUJI GATAME |
JUJI GYAKU | O MESMO QUE UDE KUJIKU JUJI JIME-KOSEN |
JUJI JIME | ESTRANGULAMENTO EM CRUZ |
JUJI JIME KEI | FORMAS DE JUJI JIME |
JU JUTSU | O MESMO QUE JIU JITSU |
JUKU ASHI | HARAI GOSHI COM UKE MAIS ALTO |
JUNBIN UNDO | EXERCÍCIOS DE AMACIAMENTO |
JUNIN GAKE | UM CONTRA DEZ |
JU NO KATA | KATA DAS FORMAS SUAVES |
JU SHIKI | PARTE DO JU NO KATA |
JU SHIN, JUSHIN | CENTRO DE GRAVIDADE |
JUTSU | ARTE, MANEIRA, TÉCNICA, MÁGICA |
JYU | LIVRE |
JYU KUMITE | LUTA DE COMPETIÇÃO |
KA DACHI | FIGURA, FORMA |
KACHI | VENCIDO, VITÓRIA |
KACHI NUKI | VÁRIOS LUTADORES COMPETINDO |
KAENA GAESHI | O MESMO QUE UDE GAESHI |
KAESHI | O MESMO QUE GAESHI |
KAESHI (KAESU) | VIRAR, DEVOLVER, CONTRA ATAQUE |
KAESHI JIME | QUEDA SEGUIDA DE ESTRANGULAMENTO |
KAESHI WAZA | TÉCNICAS DE CONTRA ATAQUES |
KAGAMI MIGAKU | LIMPAR O ESPELHO |
KAGARI | PARADA REPENTINA |
KAIKYO SHIAI | LUTA NUMA LINHA |
KAITEN | ROLAR, VIRAR |
KAKAE | ABRAÇO, ENVOLVER |
KAKAE DORI | ABRAÇAR POR TRÁS |
KAKAE KOMI KO UCHI GARI O | UCHI GARI ABRAÇANDO |
KAKARI GEIKO | TREINO COM MAIS GRADUADOS |
KAKATO | CALCANHAR |
KAKATO ATE | GOLPE COM O CALCANHAR |
KAKATO ATE WAZA | TÉCNICAS DE GOLPES COM O CALCANHAR |
KAKATO GERI | CHUTE COM O CALCANHAR |
KAKATO JIME | ESTRANGULAR COM O PÉ |
KAKATO JIME | TESOURA COM O CALCANHAR |
KAKE | ENGANCHAR, ENGATAR, ARREMATE |
KAKE | FAZER FINAL DE UMA PROJEÇÃO |
KAKE DAMESHI | TESTE DE FORÇA |
KAKE GOE | CHAMADA, GRITO |
KAKE TAOSHI KAESHI | WAZA CONTRA HANE GOSHI |
KAKI KATA | MANEIRA DE ESCREVER |
KAKI WAKE UKE | BLOQUEAR COM OS DOIS BRAÇOS |
KAKU | CANTO |
KAKU TO | PUNHO CURVADO |
KAMAE | POSIÇÃO |
KAME NO KORYAKU HO | FORMA DE ATACAR EM TARTARUGA |
KAMI | CABELO OU POR CIMA |
KAMI ASHI JIME | ESTRANGULAMENTO COM A COXA |
KAMI BASAMI | O MESMO QUE KANI BASAMI |
KAMI GARAMI | CHAVE DE JOELHO |
KAMI HIZA GATAME | PRISÃO DOS BRAÇOS, FORA DAS VIRILHAS |
KAMI JUJI GATAME | TESOURA SUPERIOR TRANSVERSAL |
KAMI SAN KAKU GATAME | GOLPE DE IMOBILIZAÇÃO |
KAMI SHIHO ASHI JIME | ESTRANGULAMENTO COM O PÉ |
KAMI SHIHO BASAMI | ESTRANGULAMENTO DA PARTE SUPERIOR |
KAMI SHIHO GATAME | IMOBILIZAÇÃO DE 4 PONTOS POR CIMA |
KAMI SHIHO GATAME | IMOBILIZAÇÃO EM 4 DIREÇÕES, DE CIMA |
KAMI SHIHO JIME | ESTRANGULAMENTO POR CIMA |
KAMI UDE HISHIJI JUJI GATAME | CHAVE NA POSIÇÃO DE KAMI MONTADO |
KAMISA | LUGAR DAS AUTORIDADES, FRENTE |
KAMISA NI | COLOCAR OS LUTADORES NA POSIÇÃO |
KAMISA REI | SAUDAÇÃO À BANDEIRA |
KAMO NO IRI KUBI | ESTRANGULAMENTO COM DOIS DEDOS |
KAN GEIKO | TREINAMENTO DE INVERNO |
KAN NON | NOME DE DEUSA JAPONESA |
KAN NON BIRAKI | DOBRADIÇA, ESCAPE DE UCHI MATA |
KAN SEI NO HOSOKU | LEI DA INERCIA |
KANA MARU | GOSTAR DE DINHEIRO-POSTURA |
KANE | MOVIMENTO POSITIVO |
KANGAE KATA | MANEIRA DE PENSAR |
KANI | LAGOSTA |
KANI BASAMI | TESOURA VOADORA |
KANI GARAMI | CHAVE DE PERNA DE KANI BASAMI |
KANJI | IDEOGRAMAS CHINESES |
KANSETSU | ARTICULAÇÃO |
KANSETSU WAZA | CHAVES DE ARTICULAÇÃO |
KANUKI GATAME | GOLPE DE ESTIRAMENTO |
KAO | ROSTO |
KAPPO | ARTE DE REANIMAÇÃO |
KARA | VAZIO, DESARMADO |
KARADA | CORPO |
KARAI | LUZ |
KARAMU | ENROSCAR |
KARA TE GI | TRAJE PARA KARATE |
KARI (KARU) | CAPINAR, RASPAR |
KARUI | LEVE |
KASHIGA | CABEÇA - O MESMO QUE GASHIRA, KASHIRA |
KASHINUKI SHIAI | LUTA EM LINHA |
KASHIRA | CABEÇA |
KASHIRA GATAME | APOIO COMO ALMOFADA |
KATA | CADA UM |
KATA | FORMA |
KATA | OMBRO |
KATA ASHI DORI | PEQUENA VARREDURA COM A MÃO E O PÉ |
KATA ASHI HISHIJI | DERRUBAR COM O PÉ |
KATA ERI UCHI MATA | UCHI MATA EM UMA GOLA |
KATA GATAME | IMOBILIZAÇÃO COM O OMBRO |
KATA GURUMA | RODAR NO OMBRO |
KATA HA | UM CORTE, UMA ASA |
KATA HA JIME | ESTRANGULAMENTO DE UMA ASA |
KATA JIME | ESTRANGULAMENTO FORMAL |
KATA JUJI | CRUZAR, CRUZADO |
KATA JUJI JIME | ESTRANGULAMENTO EM CRUZ |
KATA KAN SEKEN | CHAVE DE OMBRO |
KATA KAN SETSU | CHAVE NO OMBRO |
KATA MAWASHI | GIRAR OS OMBROS |
KATA OSAE | GATAME GOLPE DE AGARRAMENTO |
KATA OSHI | EMPURRAR UM OMBRO |
KATA SEOI | O MESMO QUE SEOI NAGE |
KATA TE | UM BRAÇO, UMA DAS MÃOS |
KATA TE AGE | LEVANTAR UMA DAS MÃOS |
KATA TE DORI | PEGAR UMA DAS MÃOS |
KATA TE JIME | ESTRANGULAMENTO COM UMA DAS MÃOS |
KATA TE MAE MAWARI UKEMI | ROLAMENTO PARA A FRENTE COM UMA DAS MÃOS |
KATA TE MAE UKEMI | ROLAMENTO EM PÉ, UMA DAS MÃOS NA FRENTE |
KATA TE MAKI JIME | ESTRANGULAMENTO COM MAE TE GURUMA |
KATA TE TEKUBI DORI | PEGADA EM UM PULSO |
KATA TE TORI | PEGAR UM DOS BRAÇOS |
KATA TE TORI GAESHI | GIRAR PEGANDO UMA PERNA |
KATA UDE DORI | PEGAR UM COTOVELO |
KATACHI | FIGURA, FORMA |
KATAI | RÍGIDO, IMÓVEL |
KATAME | SOLIDIFICAR, ENDURECER - VER GATAME |
KATAME NO KATA | KATA DE LUTA NO SOLO |
KATAME WAZA | TÉCNICAS DE LUTA NO SOLO |
KATANA | ESPADA |
KATCHI | VITORIA |
KATCHI NUKI | VENCER POR UM, ATÉ O FINAL |
KATSU | ARTE DE REANIMAÇÃO - KWATSU |
KATSU | VENCER |
KAWASU | SAPO |
KAWASU GAKE | TÉCNICA NÃO RECONHECIDA |
KAZUMI | FRONTE LATERAL, TÊMPORA |
KE AGE | PONTA PÉ NOS TESTÍCULOS |
KEI | SISTEMA, MÉTODO DE ENSINO |
KEI KOKU, KEIKOKU | FALTA GRAVE, REPREENSÃO |
KEI REI | SAUDAÇÃO A OUTRAS PESSOAS |
KEIKO | TREINAMENTO - VER GEIKO |
KEIKOGI | OUTRA DENOMINAÇÃO DO JUDOGI |
KEIKOKU | REPREENSÃO FORMAL |
KEIKOTSU GAIKA | OSSO ESTERNO |
KEIKOTSU GAISOKUMEN | OSSO DA CANELA |
KEIKOTSU NAIKOKUMEN | FACE INTERNA DA CANELA |
KEIKOTSU NAIKU | TORNOZELO INTERIOR |
KEN JU | ARMA DE FOGO |
KEN KA YOTSU | UM EM MIGI, OUTRO EM HIDARI SHIZEN TAI |
KEN KAI YOTSU | POSTURA PARA A LUTA |
KEN KEN | ENTRADAS RÁPIDAS, E SEGUIDAS |
KEN KEN UCHI MATA | UCHI MATA SUCESSIVO, SALTANDO |
KEN PO | MÚSCULO DO OMBRO |
KENSUI JIME | ESTRANGULAMENTO COM O DORSO DO PÉ |
KERI WAZA | GOLPES COM OS PÉS |
KERU | DAR PONTAPÉ |
KESA | DIAGONAL, BANDOLEIRA |
KESA ASHI GATAME | CHAVE COM O PÉ NA FAIXA |
KESA GARAMI | CHAVE COM USO DA FAIXA |
KESA GATAME | IMOBILIZAÇÃO EM BANDOLEIRA |
KESA GATAME JIME | ESTRANGULAMENTO EM KESA GATAME |
KESA GATAME KUBI HISHIJI | CHAVE DE PESCOÇO EM KESA GATAME |
KESHOSEN | LUTA FINAL |
KIAI | GRITO |
KIBI | PULSO, IGUAL A TEKUBI |
KIBISU | CALCANHARES |
KIBISU GAESHI | IGUAL A KATA ASHI |
KIHON | FUNDAMENTAL |
KIHON WAZA | CONJUNTO DAS TÉCNICAS FUNDAMENTAIS |
KIIRO | AMARELO |
KIIRO OBI | FAIXA AMARELA |
KIKKAI | MODOS DE ENTRAR MAWASHI YOKO GAKE |
KI KEN | PERIGO, DESISTÊNCIA |
KI KEN GATI,KIKEN GASHI | VITORIA POR DESISTÊNCIA |
KI KEN KOOI | ATO DE PERIGO |
KIME | DECIDIR, EXECUTAR, PONTOS VITAIS |
KIME NO KATA | KATA FORMA DE DECISÃO |
KIME SHIKI | TÉCNICAS DE DECISÃO, LUTA DE VERDADE |
KIMONO | VESTIMENTA FEMININA |
KIN SHI JIKO | ITENS PROIBIDOS |
KINSA | PEQUENA DIFERENÇA |
KINU HATSU GI | DERRUBAR AJOELHANDO PRÓXIMO DE UKE |
KINU KATSUGI | FORMA ORIGINAL NO KOSHIKI |
KIRI | CORTAR, RACHAR |
KIRI KAKE | PUNHALADA NA CABEÇA |
KIRI KOMI | GOLPE DE PUNHAL NO ALTO DA CABEÇA |
KIRI OROSHI | PARTIR NO MEIO |
KIRITSU | LEVANTAR, ERGUER |
KISO GEIKO | TREINO DE TÉCNICAS SIMPLES |
KI TAI | O MESMO QUE O UCHI GARI |
KITO RYU | ANTIGA ESCOLA DE JIU JITSU |
KO | PEQUENO, MENOR |
KOBI TOBI | DEFESA CONTRA UM ATAQUE DE JUDO |
KOBUDO | ARTE DO MANEJO DAS ARMAS |
KOBUSHI | PUNHO, ARTICULAÇÃO DO PUNHO |
KOBUSHI ATE | SOCO DE MÃO FECHADA |
KOBUSHI ATE WAZA | TÉCNICAS DE SOCOS DE MÃO FECHADA |
KODAN SHA | PESSOA DE GRAU ALTO, ACIMA DE 6º DAN |
KO DAORE | DERRUBAR O TRONCO |
KODOKAN | SEDE MUNDIAL DO JUDO, EM TOKYO |
KODOKAN GOSHIN JITSU | DEFESA PESSOAL MODERNA-KODOKAN |
KOGAN | TESTÍCULOS |
KOGUSOKO | ANTIGA VARIAÇÃO DO JIU JITSU |
KOHAI | ALUNO MAIS NOVO |
KOHAKU | VERMELHO E BRANCO |
KOHAKU SHIAI | COMPETIÇÃO ENTRE VERMELHO E BRANCO |
KOHO UKEMI | ROLAMENTO PARA ATRÁS |
KO JIN SEN | LUTA INDIVIDUAL |
KOKA | MENOR PONTUAÇÃO |
KOKEKI | ATAQUE |
KOKEKI HO | FORMA DE ATAQUE |
KOKEKI SHA | O ATACANTE |
KOKEKI SURU | FAZER O ATAQUE |
KOKEN | LADO DO DORSO DA MÃO |
KOKEN UCHI | GOLPE COM O DORSO DA MÃO |
KOKEN UKE | DEFESA COM O DORSO DA MÃO |
KOKKA | HINO NACIONAL |
KOKKI | BANDEIRA NACIONAL |
KOKUMIN | NACIONAL |
KO KYU NAGE, KOKYU NAGE | AJOELHAR-SE PARA ESCAPAR |
KOME KAMI | TÊMPORA |
KOMI (KOMU) | DENTRO, SE ENVOLVER, INCLUIR, JUNTAR |
KO RYAKU HO | FORMA DE ATACAR |
KOSEN | ALTO NÍVEL |
KOSEN KATAME WAZA | KATAME WAZA DE ALTO NÍVEL |
KOSHI | QUADRIL |
KOSHI GAMAE | ARMA DE FRENTE, NA CINTURA |
KOSHI GURUMA | RODAR NO QUADRIL |
KOSHI JIME SHIME WAZA | COM UKE EM TARTARUGA |
KOSHI MAWARI | VARIAÇÃO DO JIU JITSU ANTIGO |
KOSHI NAGE | PROJEÇÃO DE QUADRIL |
KOSHI WAZA | TÉCNICAS DE QUADRIL |
KOSHIKI | FORMA ANTIGA, ANTIGO |
KOSHIKI NO KATA | KATA DAS FORMAS ANTIGAS |
KO SOTO BARAI | PEQUENA VARREDURA EXTERNA |
KO SOTO GAKE | PEQUENO GANCHO EXTERNO |
KO SOTO GARI | PEQUENA CEIFADA EXTERNA |
KOTE | PULSO |
KOTE GAESHI | TORCER O PULSO |
KOTE HINERI | GIRAR O PULSO |
KOTE JIME | O MESMO QUE UDE JIME-KOSEN |
KOTE SHIBORI | ESPREMER O PULSO |
KOTO | LARINGE |
KO TSURI KOMI GOSHI | VARIAÇÃO DE TSURI GOSHI |
KO TSURI GOSHI | PEQUENO GOLPE DE QUADRIL |
KO UCHI MAKI KOMI | KO UCHI GARI ENROLADO NA QUEDA |
KO UCHI ASHI DORI | PROJEÇÃO DOM O PÉ OU COM A MÃO |
KO UCHI BARAI | KO UCHI GARI APLICADO ANDANDO |
KO UCHI GAKE | PEQUENO GANCHO INTERNO |
KO UCHI GARAI | DESLOCAR UKE POR DENTRO |
KO UCHI GARI | PEQUENO GANCHO INTERNO |
KO UCHI MATA | UCHI MATA COM UKE AJOELHADO |
KOUKA | EFEITO, SINAL |
KUATSU | ARTE DE REANIMAÇÃO - KWATSU |
KUBI | PESCOÇO |
KUBI HIAHIJI | LUXAÇÃO DO PESCOÇO |
KUBI NAGE | PROJETAR PELO PESCOÇO |
KUCHI | BOCA |
KUCHI NO KATA | KATA FALADO MAS NÃO EXECUTADO |
KUCHIKI | ÁRVORE VELHA E SECA |
KUCHIKI TAOSHI | DERRUBAR ÁRVORE VELHA |
KU DAN | NONO DAN - FAIXA VERMELHA |
KUGO NUKI | O MESMO QUE KANI BASAMI |
KUJIKU | QUEBRAR |
KUKI NAGE | SEMELHANTE A UKI OTOSHI |
KUMI | PEGAR, AGARRAR |
KUMI KATA, KUMIKATA | FORMAS DE PEGADA DE JUDOGI |
KUMITE | TREINAMENTO |
KU NOJI | PERNA FLEXIONADA |
KUNUKI | BARREIRA TRANSVERSAL |
KURAI DORI | POSIÇÃO DE DIGNIDADE, JOELHO ALTO |
KURO OBI | FAIXA PRETA DE JUDO, ATÉ 5º DAN |
KURUBUSHI | TORNOZELO |
KURUMA | GIRAR, RODAR-MESMO QUE GURUMA |
KURUMA DAOSHI | VIRAR A RODA |
KURUMA GAESHI | INVERTER A RODA |
KUSA GARI | CORTAR CAPIM-VAR. HIKI KOMI GAESHI |
KUSABI DOME | TRAVA-KAESHI CONTRA UCHI MATA |
KUSHIKI TAOSHI | PROJEÇÃO PUXANDO A PERNA DE UKE |
KUZURE | MODIFICADO, DESARRUMADO |
KUZURE HIZA GATAME | CHAVE DE JOELHO MODIFICADA |
KUZURE HIZA GURUMA | RODAR NO JOELHO, MODIFICADO |
KUZURE HIZI MAKI KOMI | GIRAR DURANTE A QUEDA |
KUZURE KAMI SHIHO GATAME | IMOBILIZAÇÃO DE CIMA PARA BAIXO MODIFICADO |
KUZURE KESA GATAME | KESA GATAME MODIFICADO |
KUZURE NO JOTAI | ROMPER O EQUILÍBRIO ANTES DA QUEDA |
KUZURE USHIRO JIME | ESTRANGULAMENTO POR TRÁS MODIFICADO |
KUZURE YOKO SHIHO GATAME | YOKO SHIHO GATAME MODIFICADO |
KUZUSHI | DESEQUILÍBRIO |
KWANSETSU | JUNTAS DOS OSSOS |
KWATSU | VER KUATSU |
KYO | ENSINAMENTO, LIÇÃO |
KYO HAKU DORI | ASSALTO COM PUNHAL |
KYO KOTSU | ESTERNO |
KYO KOTSU KENJO TOKKO | XIFÓIDE DO ESTERNO |
KYO SEKITSU DAIKOKU | CURVATURA DA COLUNA TORÁCICA |
KYOSHI NO KAMAE | POSIÇÃO DE JOELHO ALTO |
KYU | GRADUAÇÃO INFERIOR, DE ALUNO |
KYU JITSU | PRIMEIRO ATAQUE |
KYU SHO | PONTOS VITAIS DO CORPO HUMANO |
. | . |
MA | INTERVALO |
MA SHOMEN | DIRETAMENTE NA FRENTE |
MA AI | DISTÂNCIA ENTRE DOIS LUTADORES |
MA AI NO TORI KATA | POSIÇÃO DE TORI NO INÍCIO DO KATA |
MA SUTEMI | CAIR PARA TRÁS |
MA SUTEMI WAZA | TÉCNICAS DE SACRIFÍCIO PARA TRÁS |
MA USHIRO GAESHI OBI | TORI GAESHI PARA TRÁS- HAIGO DAOSHI |
MA USHIRO | UKEMI ROLAMENTO PARA TRÁS |
MAE | FRENTE |
MAE GERI | CHUTE NOS TESTÍCULOS, DE FRENTE |
MAE GI | ESTIMAR A DISTÂNCIA |
MAE JIME | O MESMO QUE JUJI JIME |
MAE KAGAMI | INCLINADO PARA A FRENTE |
MAE KUZUSHI | DESEQUILIBRIO PARA A FRENTE |
MAE MAWARE SABAKI HIDARI | ANDAR PARA A FRENTE GIRANDO 180º PELA ESQUERDA |
MAE MAWARE SABAKI MIGUI | ANDAR PARA A FRENTE GIRANDO 180º PELA DIREITA |
MAE MAWARI UKEMI | ROLANDO PARA A FRENTE |
MAE MAWARI SABAKI | GIRO COMPLETO DO CORPO |
MAE SABAKI | GIRO PARA A FRENTE |
MAE SABAKI HIDARI | ANDAR PARA A FRENTE GIRANDO PELA ESQUERDA |
MAE SABAKI MIGUI | ANDAR PARA A FRENTE GIRANDO PELA DIREITA |
MAE SANKAKU JIME | SANKAKU JIME DE FRENTE |
MAE SUMI HIDARI KUZUSHI | DESEQUILIBRIO PARA A DIAGONAL DIANTEIRA ESQUERDA |
MAE SUMI MIGUI KUZUSHI | DESEQUILIBRIO PARA A DIAGONAL DIANTEIRA DIREITA |
MAE TOBI GERI | CHUTE PARA A FRENTE, SALTANDO |
MAE UKEMI | QUEDA PARA A FRENTE |
MAITTA | DESISTÊNCIA |
MAKAI TOMOE | TÉCNICA COM QUEDA DE COSTAS |
MAKE | PERDEDOR |
MAKE KATA | PERDEDOR |
MAKERU | DESISTIR, PERDER |
MAKI | ENROLAR |
MAKI KATA | TROCA DE MÃO |
MAKI KOMI JIME | ESTRANGULAMENTO ENROLADO |
MAKI KOMI WAZA | TÉCNICAS DE ENROLAR |
MAKI TOMOE | TOMOE NAGE COMPLETANDO O GIRO |
MAKIKOMI | ENROLAR, ENVOLVER |
MAKKOMI | TIPO DE MAKI KOMI |
MAKURA | TRAVESSEIRO |
MAKURA KATO GAESHI | TRONCO ROLANDO PARA A FRENTE-HIKI KOMI |
MAKURA KESA GATAME | VARIAÇÃO DO KESA GATAME |
MAMORU | DEFENDER-SE |
MAN MAE KUZUSHI | DESEQUILÍBRIO PARA A FRENTE |
MAN NAKA | NO MEIO, CENTRO |
MARUTA KOTO GAESHI | VARIAÇÃO DE HIKI KOMI GAESHI |
MATA | VIRILHA, PARTE INTERNA DA COXA |
MATE | ESPERE, PARE |
MATSUBA GARAMI JIME | SUCESSIVO DE RYO TE JIME |
MATSUGE | CÍLIO, CÍLIOS |
MATSUKE | PEGAR SOB A AXILA |
MAWARE HIDARI | GIRAR PARA A ESQUERDA |
MAWARE MIGI | GIRAR PARA A DIREITA |
MAWARI KOMI TAI OTOSHI | TAI OTOSHI GIRANDO |
MAWARU | VIRAR-SE |
MAWASHI | SEMI CÍRCULO |
MAWASHI GERI | PONTA PÉ EM SEMI CÍRCULO |
MAWASHI TSUKI | GOLPE SEMI CIRCULAR COM O PUNHO |
MAWASHI UKI | BLOQUEIO SEMI CIRCULAR |
MAWASHI YOKO GAKE | YOKO GAKE DE ALTO NÍVEL |
MAYGE | SOBRANCELHA |
ME | OLHO |
MEDHI TORI GYAKU UDE GARAMI | O MESMO QUE UDE GARAMI GAESHI |
MI | CORPO |
MI KUDAKI | QUEBRAR O CORPO |
MICHI | CAMINHO |
MIDORI OBI | FAIXA VERDE, 3º KYU |
MIGUI | DIREITA |
MIGUI MAE SABAKI | GIRO DO CORPO PARA A FRENTE-DIREITA |
MIGUI ATOSUMI KUZUSHI | DESEQUILÍBRIO PARA A DIREITA E PARA TRÁS |
MIGUI ERI DORI | PEGAR A GOLA DIREITA |
MIGUI HARAE | CUTILADA VERTICAL PARA A FRENTE |
MIGUI JIGO TAI | POSIÇÃO DE DEFESA À DIREITA |
MIGUI MAE SUMI KUZUSHOI | DESEQUILÍBRIO PARA A FRENTE À DIREITA |
MIGUI MAWARE | GIRO COMPLETO DO CORPO-DIREITA |
MIGUI NO KUMIKATA | PEGADA DIREITA |
MIGUI SHIZEN HON TAI | POSIÇÃO DE DEFESA À DIREITA |
MIGUI SHIZEN TAI | POSIÇÃO NATURAL À DIREITA |
MIGUI SHIZUME | AFUNDAR O CORPO PARA A FRENTE-DIREITA |
MIGUI TAI SABAKI | GIRO DO CORPO PARA A DIREITA |
MIGUI YOKO KUZUSHI | DESEQUILÍBRIO PARA A LATERAL DIREITA |
MIGUI ZEMPÔ KAITEN UKEMI | ROLAMENTO PARA A FRENTE PELO OMBRO DIREITO |
MIMI | ORELHA |
MINTAI | PACIENCIA, PERSEVERANÇA |
MITO KORO | JIME O MESMO QUE JIGOKU JIME |
MIZU GURUMA | RODA D' ÁGUA |
MIZU IRI | ENTRAR NA ÁGUA |
MIZU MAKI | MOINHO-ITSUTSU NO KATA-TO BI |
MIZU NAGARE | ÁGUA CORRENTE |
MO SUKOSHI | MAIS UM POUCO |
MOCHI | CHAVE |
MOCHI AGE | UKE EM TARTARUGA, TORI O ERGUE POR TRÁS |
MOCHI AGE OTOSHI | ANTIGA PROJEÇÃO DE BRAÇO |
MOCHI ATE | PANCADA COM O JOELHO |
MOKUSÔ | MEDITAÇÃO |
MOMO | COXA |
MONTEI | PRINCIPIANTE |
MONTSUKI HAKAMA | VESTIMENTA MASCULINA |
MORO | TODOS, AMBOS |
MOROTE | AMBAS AS MÃOS |
MOROTE GARI | RASPAR COM AS DUAS MÃOS |
MOROTE SEOI NAGE | SEOI NAGE COM AS DUAS MÃOS NAS GOLAS |
MOROTE TSUKI | ESTOCADA NO ESTÔMAGO |
MOROTE WAZA | TÉCNICAS COM AS DUAS MÃOS |
MU DAN SHA | PORTADOR DE GRAU INICIANTE - KYU |
MUKE (MUKERU) | OLHAR |
MUNE | PEITO |
MUNE GARAMI | CHAVE DE FLEXÃO |
MUNE GATAME | CHAVE DE PEITO |
MUNE GYAKU | CHAVE DE ESTIRAMENTO LATERAL |
MUNE KESA | PEGAR PELO OMBRO LATERALMENTE |
MUNE OSHI | EMPURRAR O PEITO |
MUSSA BETSU | ABSOLUTO, SEM DIFERENÇA |
NAGAI | COMPRIDO |
NAGASHI UKE | DEFESAS COM A MÃO ABERTA |
NAGE | PROJEÇÃO |
NAGE KOMI | PROJETAR O COMPANHEIRO EM TREINO |
NAGE NO KATA | KATA DE PROJEÇÕES |
NAGE URA NO KATA | FORMAS DE PROJEÇÃO PARA TRÁS |
NAGE WAZA | TÉCNICAS DE PROJEÇÃO |
NAGERU | PROJETAR, JOGAR |
NAIWAN | FACE INTERNA DO ANTE BRAÇO |
NAKA | DENTRO |
NAKAE | PARA O CENTRO |
NAMI | COMUM, NORMAL |
NAMI | ONDA |
NAMI JUJI JIME | VARIEDADE DE SHIME WAZA |
NANA DAN | SÉTIMO DAN - FAIXA VERMELHA E BRANCA |
NANAME ATE | GOLPES COM A JUNTA DO PUNHO |
NANAME GERI | PONTA PÉ |
NANAME NI | NA DIAGONAL |
NANAME SHITA UCHI | CUTILADA PARA BAIXO |
NANAME TSUKI | PUNHALADA INCLINADA |
NANAME UCHI | GOLPE INCLINADO |
NARABI | POSIÇÃO LADO A LADO |
NARABI JIME | ESTRANGULAMENTO LATERAL |
NARABI JUJI JIME | ESTRANGULAMENTO PELA NUCA |
NATSU GEIKO | TREINAMENTO DE VERÃO |
NE | SOLO, DEITADO |
NE WAZA | TÉCNICAS DE SOLO |
NEN REI BETSU | DIVISÃO POR IDADES |
NERU | PRESSIONAR CONTRA O SOLO |
NI | DOIS |
NI CHIKAI NO WAZA | IMOBILIZAÇÃO ENTRE 19 E 24 SEGUNDOS |
NI DAN | SEGUNDO GRAU DA FAIXA PRETA |
NI DAN KO SOTO GAKE | SUCESSIVO DE KO SOTO GAKE |
NI DAN KO SOTO GARI | SUCESSIVO DE KO SOTO GARI |
NI KEN | DOIS TATAMIS |
NI KYO | SEGUNDO GRAU DE ALUNO - FAIXA ROXA |
NI MUKATTE | OLHAR PARA... |
NIHON | NOME DO JAPÃO |
NIHON DEN KODOKAN | JUDO JUDO TRADICIONAL DO JAPÃO |
NIHON NUKITE | GOLPE DUPLO COM AS PONTAS DOS DEDOS |
NIPPON | NOME DO JAPÃO |
NODO | GARGANTA |
NO DOWA ZEME | DEDOS NO POMO DE ADÃO |
NO WAKI | SUCESSIVO DE DE ASHI BARAI |
NOGARE KATA | TÉCNICAS DE ESCAPADAS |
NUKI AWASERU | PUXAR E CONTRA ATACAR |
NUKI KAKE | DESEMBAINHAR A ESPADA |
NUKI TE | GOLPES COM AS PONTAS DOS DEDOS |
NUKIGAKE | O MESMO QUE NUKI KAKE |
O | GRANDE |
OBI | FAIXA |
OBI GOSHI | SEOI NAGE PEGANDO A FAIXA |
OBI OTOSHI | PROJETAR PEGANDO A FAIXA |
OBI TORI | PEGAR A FAIXA |
OBI TORI GAESHI | PROJEÇÃO PEGANDO NA FAIXA |
OCHIRU | CAIR, AFUNDAR |
O CHUGAERI | GRANDE CAMBALHOTA, TERMINANDO EM PÉ |
O GO HO ATE | GOLPE AMPLO EM 5 DIREÇÕES |
O GOSHI | PROJEÇÃO DE QUADRIL - GRANDE QUADRIL |
O GURUMA | GRANDE RODA |
OH O | MESMO QUE O |
OHTEN GATAME | CHAVE DE BRAÇO LATERAL EM TARTARUGA |
OHTEN JIME | ESTRANGULAMENTO EM TARTARUGA, GIRANDO |
OI | CARREGAR |
OIKOMI GEIKO | ATACAR IMPETUOSAMENTE |
OJI GAESHI | DEFESA PARADA |
OJI WAZA | TÉCNICAS COMBINADAS DE DEFESA E ATAQUE |
OKI, OKII | GRANDE |
OKU ERI | FUNDO NA GOLA |
OKURI | MANDAR SEGUIR, ACOMPANHAR |
OKURI ASHI BARAI | RASPAR O PÉ QUE SEGUE |
OKURI ERI JIME | ESTRANGULAMENTO COMA GOLA |
OKURI KKOMI UCHI MATA | UCHI MATA DO NAGE NO KATA |
OMOTE | INTERIOR, FUNDAMENTAL |
OMOTE SAN KAKU JIME | SAN KAKU JIME NA GUARDA-KOSEN |
OMOTE WAZA | TODAS AS COMBINAÇÕES DE TÉCNICAS |
O NANAME UE UCHI | CUTILADA AMPLA PARA CIMA |
ONEGAI SHIMASU | É UMA HONRA |
O RYO TE TSUKI | GOLPE PARA CIMA, SALTANDO |
OSAE | SEGURAR, IMOBILIZAR |
OSAE ERU | SEGURAR NO CHÃO |
OSAE HISHIJI | CHAVE DE PESCOÇO EM IMOBILIZAÇÃO |
OSAE KOMI | IMOBILIZAÇÃO |
OSAE KOMI TOKETA | ABRIR A CHAVE, IMOBILIZAÇÃO DESFEITA |
OSAE KOMI WAZA | TÉCNICAS DE IMOBILIZAÇÃO |
OSAE KOMU | SEGURAR DEITADO - VER OSAE KOMI |
OSAE WAZA | TÉCNICAS DE IMOBILIZAÇÃO |
OSHI EGO | ESTUDANTE |
OSOI | DEVAGAR |
O SOTO GAESHI | CONTRA GOLPE DE O SOTO GAESHI |
O SOTO GAKE SOTO GAKE | NAS DUAS PERNAS |
O SOTO GARI | GRANDE RASPADA EXTERNA |
O SOTO GURUMA | GRANDE RODA EXTERNA |
O SOTO MAKI KOMI | MAKI KOMI POR FORA |
O SOTO OTOSHI | PROJEÇÃO EXTERNA SOBRE A PERNA |
O TEN | VIRAR DE LADO |
O TEN GAMAE | TÉCNICA PARA VIRAR O OPONENTE DE LADO |
O TEN JIME | ESTRANGULAMENTO DE QUATRO |
OTOSHI | CAIR, DERRUBAR, MOVIMENTO DE CIMA PARA BAIXO |
OTOSU | DEIXAR CAIR |
O TSURI GOSHI | GRANDE TROCA DE QUADRIS |
OU | CARREGAR NAS COSTAS |
O UCHI GAESHI | CONTRA ATAQUE DE O UCHI GARI |
O UCHI GAKE | TIPO DE O UCHI GARI |
O UCHI GARI | GRANDE VARRIDA INTERNA |
O UCHI MATA | UCHI MATA DE ASHI WAZA |
O YO WAZA | ANDAR PARA O ADVERSÁRIO EM COMBATE |
OYO WAZA | FORMAS NÃO TRADICIONAIS |
. | . |
. | . |
RAN | SOLTO, AFROUXAR |
RANDORI | TREINO DE COMBATE, COMBATE LIVRE |
RANDORI NO KATA | KATA DE COMBATE |
REI | SAUDAÇÃO, CUMPRIMENTO |
REI HO | FORMA DE SAUDAR |
REI NO HAJIMARE | COMEÇAR COM A SAUDAÇÃO |
REI NO OWARU | TERMINAR COM A SAUDAÇÃO |
REN MEI | FEDERAÇÃO |
REN RAKU | CONEXÃO, TRANSFORMAR, COMBINAÇÃO |
REN RAKU HENKA WAZA | ATAQUES SUCESSIVOS |
REN SOKU | O MESMO QUE REN ZOKU |
REN ZOKU | CONTRA ATAQUE |
REN ZOKU HENKA WAZA | TÉCNICAS DE CONTRA ATAQUES |
RENSHU | TREINAMENTO |
RENSHU SHIMASU | FAZER TREINAMENTO |
RIKAKU | POSIÇÃO NATURAL COM CERTA DISTÂNCIA |
RIKEN | DORSO DO PUNHO FECHADO |
RIKEN UCHI | GOLPE COM O DORSO DO PUNHO FECHADO |
RIO | VER RYO |
RITSU REI | SAUDAÇÃO EM PÉ |
ROKU | SEIS |
ROKU DAN | SEXTO GRAU - FAIXA VERMELHA E BRANCA |
ROKU KYU | SEXTO GRAU DE ALUNO - FAIXA AZUL |
ROKU TAI | COSTELAS DESPROTEGIDAS |
ROSHI | VELHO MESTRE |
RYO | AMBOS |
RYO ASHI DORI | PUXAR AS DUAS PERNAS - MOROTE GARI |
RYO ASHI HISHIJI | CHAVE DE PÉ |
RYO ASHI SHITAI GAESHI | DESVIAR PARA AS AXILAS |
RYO ASHI TOMOE NAGE | TOMOE NAGE COM AS DUAS PERNAS |
RYO ERI | NAS DUAS GOLAS |
RYO ERI TORI GAESHI | UKE EM TARTARUGA, APLICADO NA 2 GOLAS |
RYO GAN TSUKI | ATAQUE NOS OLHOS |
RYO HIZA | OS DOIS JOELHOS |
RYO HIZA GATAME GAESHI | GIRO NOS DOIS JOELHOS |
RYO KATA OSHI | PRESSÃO NOS OMBROS |
RYOKU HI | EVITAR A FORÇA |
RYOTE DORI | PEGADA NAS DUAS MÃOS |
RYO TE JIME | ESTRANGULAMENTO COM AS DUAS MÃOS |
RYO TE SHITA TSUKI | GOLPE PARA BAIXO, DOBRANDO O JOELHO |
RYO TE TSUKI | GOLPE PARA CIMA COM AS DUAS MÃOS |
RYO UDE GATAME | UKE DE COSTAS, TORI PEGA AS 2 GOLAS |
RYO WAKI SHITA TORI GAESHI | SHIME WAZA PEGANDO AS DUAS GOLAS |
RYO WAKI SHITORI GAESHI | PEGANDO AS GOLAS SOB AS AXILAS |
RYU SETSU | SALGUEIRO NA NEVE |
SABAKI | DESLOCAR, DESVIAR, DEFENDER |
SABURO KAWASU | O MESMO QUE KO UCHI GAKE |
SAGARU | RECUAR, DESVIAR-SE |
SAI KAI | COMEÇAR |
SAIKOMI | INICIO DE UMA IMOBILIZAÇÃO |
SAIGO, SHIRO | NOME VERDADEIRO DE SUGATA SANSHIRO |
SAKA OTOSHI | CAIR NA LADEIRA |
SAKKOTSU | CLAVÍCULA |
SAKKOTSU JOKA | FOSSA SUPERIOR DA CLAVÍCULA |
SAMURAI | CAVALEIRO JAPONÊS |
SAN | SENHOR, SENHORA |
SAN | TRÊS |
SAN BO RUSSO | TIPO DE JUJI GATAME |
SAN CHIN | KATA SUPERIOR |
SAN DAN | TERCEIRO GRAU DA FAIXA PRETA |
SAN KAKU | TRIÂNGULO |
SAN KAKU BASAMI | SAN KAKU COM HIZA GATAME |
SAN KAKU BASAMI | SAN KAKU CONTRA YOKO SHIHO GATAME |
SAN KAKU GARAMI | CHAVE A PARTIR DE HIZA GATAME |
SAN KAKU JIME | ESTRANGULAMENTO EM SAN KAKU |
SAN KYU | TERCEIRO GRAU DE ALUNO - FAIXA VERDE |
SAN SHOU | LUTA LIVRE CHINESA |
SANBO RUSSO | TIPO DE JUJI GATAME |
SANBON KUMITE | ATAQUE REPETIDO TRÊS VEZES |
SANBON SHIAI | DISPUTA DE TRÊS PONTOS EM COMPETIÇÃO |
SANKAKU | TRIÂNGULO |
SASAE | APOIO, SUSTENTAR, SUPORTAR |
SASAE TSURI KOMI ASHI | SEGURAR O PÉ QUE AVANÇA |
SASARU | SEGURAR, SUSTENTAR |
SASOKU | PÉ ESQUERDO |
SAYONARA | ADEUS, ATÉ À VISTA |
SAYUU KOGO TSUKI | GOLPES PARA BAIXO, ALTERNADOS |
SAYUU UCHI | GOLPE PARA OS LADOS |
SE | COSTAS |
SE SENAKA | DORSO |
SEI | NATUREZA |
SEI CHU NO DO | TRANQÜILIDADE DENTRO DO MOVIMENTO |
SEI GETSU | PONTO VITAL NO PLEXO SOLAR |
SEI KEI | FORMA DE SAUDAR |
SEI ZA | SENTADO NOS CALCANHARES |
SEIFUKU | LUXAR, FRATURAR |
SEIGI NO TAME NI TATAKU | LUTAR POR BOA CAUSA |
SEIKA TANDEN | ESTÔMAGO |
SEIKE | FACE DO PUNHO |
SEIRIOKU | FORÇA, ENERGIA, VIGOR |
SEIRIOKU ZENYO KOKUMIN TAIIKU | KATA DE PREPARO FÍSICO |
SEIRYOKU ZENYO | BOM APROVEITAMENTO DA ENERGIA |
SEIRYUTO | MÃO PARECIDA COM QUEIXO DE BOI |
SEITO | ALUNO |
SEIZA | SENTAR NA POSIÇÃO DE JOELHOS |
SEKITO ATE | GOLPE COM A SOLA DO PÉ |
SEKITO ATE WAZA | TÉCNICAS COM A PONTA DOS PÉS |
SEKKYOKU SENPO | MEU GOLPE PARA MEU GOLPE |
SEME KATA | FORMAS DE ATACAR |
SEMPAI | ALUNO MAIS GRADUADO, O MAIS ANTIGO |
SEN | ANTECIPAR - SE AO ADVERSÁRIO |
SEN NO SEN | MEU GOLPE PARA MEU GOLPE |
SENAKA | NAS COSTAS |
SENKI | ESPÍRITO DO GUERREIRO |
SENSEI | PROFESSOR |
SENSEI NI | ALINHAMENTO DOS ATLETAS PARA O SENSEI |
SENSEI NI REI | SAUDAÇÃO DOS ATLETAS AO SENSEI, AO PROFESSOR |
SENSEI REI | SAUDAÇÃO DOS ATLETAS AO SENSEI, AO PROFESSOR |
SENSHI | LUTADOR |
SENSO KYO KUSEN SHIN | VONTADE DE LUTAR |
SENTO JUMBI | PRONTIDÃO PARA A LUTA |
SENTO JUMBI NO WO SURU | ESTAR PRONTO PARA A LUTA |
SENTO RYOKU NO NAI | INCAPAZ PARA A LUTA |
SEOI | DORSO, OMBRO |
SEOI AGE | CARREGAR A CAVALO NAS COSTAS |
SEOI MAKI KOMI | SEOI NAGE COM MAKI KOMI |
SEOI NAGE | PROJEÇÃO SOBRE OS OMBROS |
SEOI OTOSHI | PROJEÇÃO SOBRE O OMBRO, AJOELHADO |
SEOI SHIKI TAI OTOSHI | SEOI NAGE COMBINADO COM TAI OTOSHI |
SESHIN | PERÍODO DE TREINAMENTO INTENSIVO |
SHAKKOTSU | OSSO DO COTOVELO |
SHAKKOTSU KATA | GOLPES COM O OSSO DO COTOVELO |
SHAKKOTSU SHIKEI NITO KINKO | PARTE CENTRAL DOS NERVOS DO BRAÇO |
SHAKKOTSU SHINKEI | LADO INTERNO DO COTOVELO |
SHI | GUERREIRO, CAVALHEIRO |
SHI | PRÓPRIO |
SHI | QUATRO |
SHI DO | ENSINAR, ESCLARECER |
SHI HO | QUATRO DIREÇÕES |
SHI KYU | QUARTO GRAU DE ALUNO - FAIXA LARANJA |
SHI SEI | POSIÇÕES |
SHIAI | COMPETIÇÃO, DISPUTA |
SHIAI GEIKO | TREINAMENTO PARA COMPETIÇÕES |
SHIAI JO | LOCAL DE COMPETIÇÃO |
SHIATSU | MASSAGEM TERAPÊUTICA |
SHIBORI | SUFOCAR, ESTRANGULAR |
SHICHI | SETE |
SHIDO | FALTA LEVE |
SHI HAN, SHIHAN | MESTRE |
SHIHO | QUATRO DIREÇÕES |
SHIHO GATAME | IMOBILIZAÇÃO EM 4 DIREÇÕES |
SHIKA GAMI | BATIDA DE PERNA |
SHIKATA | MANEIRA DE FAZER ALGO |
SHIKKAKU | PERDER O DIREITO |
SHIKKAKU GATI | VITORIA POR DESCLASSIFICAÇÃO |
SHIKKO | ANDAR AJOELHADO, GIRO NO JOELHO |
SHIKORO DORI | PEGAR O CAPACETE |
SHIKORO GAESHI | GIRAR O CAPACETE |
SHIMA OBI | FAIXA VERMELHA E BRANCA - 6º A 8º DAN |
SHIME | APERTAR, ESTRANGULAR - O MESMO QUE JIME |
SHIME GARAMI | ESTRANGULAMENTO COM OS JOELHOS |
SHIME WAZA | TÉCNICAS DE ESTRANGULAMENTO |
SHIMO NO SEKI | LADO ESQUERDO DO DOJO |
SHIMOSEKI, SHIMO SEKI | PAREDE NORTE, ONDE PODEM FICAR OS ASSISTENTENTES NÃO PRATICANTES |
SHIMOZA, SHIMO ZA | PAREDE OESTE OPOSTA AO KAMIZA, ONDE SENTAM OS ALUNOS,LUGAR INFERIOR, |
SHIMPAN | JUIZ DE COMPETIÇÃO, ÁRBITRO |
SHIMPAN SHA | JUIZ DE LUTA |
SHIN | ESPÍRITO, ALMA |
SHIN PAN | JUIZES - O MESMO QUE SHIM PAN |
SHIN SHIN | BLOQUEAR, PRENDER |
SHINASI | POSIÇÃO DO CORPO |
SHINKEN SHOBU NO KATA | ATAQUES DE VERDADE |
SHINSENBU | PONTO DO CORAÇÃO |
SHINTAI | CORPO HUMANO |
SHINTAI | MODO CORRETO DE CAMINHAR SOBRE O TATAME |
SHINTAI TAI SABAKI | DIVERSAS FORMAS DE GIRAR O CORPO |
SHINZO | CORAÇÃO |
SHINZO KWATSU | RESSUSCITAÇÃO PARA O CORAÇÃO |
SHIRA UCHI | VARIAÇÃO DO ANTIGO JIU JITSU |
SHIRO | BRANCO |
SHIRO NO KACHI | VITORIA DO BRANCO |
SHIRO OBI | FAIXA BRANCA, INICIANTE |
SHISEI | FORMA CORRETA DE FICAR EM PÉ, POSTURA |
SHISEN HON TAI | POSIÇÃO NATURAL |
SHISEN TAI | POSIÇÃO NATURAL |
SHISHI GYAKU DORI | PEGAR 4 DEDOS-DO JOSHI JUDO GOSHIN PO |
SHITA | EM BAIXO |
SHITA KARA NO ASHI GERI GAESHI | RODAR UKE NA GUARDA-KOSEN |
SHITABAKI | CALÇA DO JUDOGI |
SHITAI SHO GAI | FERIMENTO NO CORPO |
SHIZEN | NATURAL |
SHIZEN HONTAI | POSIÇÃO NATURAL |
SHO CHU GEIKO | TREINAMENTO DE VERÃO |
SHO DAN | PRIMEIRO GRAU DA FAIXA PRETA |
SHOBU | LUTA |
SHOBU GEIKO | TREINAMENTO PARA LUTA |
SHOBU SHIN RYU | ANTIGA ESCOLA DE JIU JITSU |
SHOMEN | DE FRENTE, LOCAL DAS AUTORIDADES |
SHOMEN NI REI | SAUDAÇÃO PARA A PAREDE PRINCIPAL DO DOJÔ |
SHOMEN TSUKI | ATAQUE FRONTAL DIRETO |
SHOMEN UCHI | ATAQUE FRONTAL DE CIMA PARA BAIXO |
SHOMEN ZUKE | O MESMO QUE SHOMEN TSUKI |
SHOTEI | PALMA DA MÃO |
SHOTEI UCHI | GOLPE COM A PALMA DA MÃO |
SHOTEN UKE | DEFESA COM A PALMA DA MÃO |
SHOURI SHA | VENCEDOR |
SHU JIN | JUIZ PRINCIPAL |
SHUTO | CANTO DA MÃO DO LADO DO DEDO MÍNIMO |
SHUTO UCHI | GOLPE COM O CANTO DA MÃO |
SHUTSU TO | PARTICIPAÇÃO |
SHUWAN | LADO INFERIOR DO ANTE BRAÇO |
SODE | MANGA |
SODE DORI | PEGADA EM UMA DAS MANGAS |
SODE GATAME | FORMA DE HON KESA GATAME |
SODE GUCHI | MANGA, PERTO DA BOCA |
SODE GURUMA | GIRAR PELAS MANGAS |
SODE GURUMA GAESHI | PEGADA DE MANGA INVERTIDA-KOSEN |
SODE GURUMA JIME | ESTRANGULAMENTO PELAS MANGAS |
SODE KESA GATAME | VARIAÇÃO DO KESA GATAME |
SODE TSURI KOMI GOSHI | PROJEÇÃO DE QUADRIL PELA MANGA |
SOGO GACHI | VITÓRIA CONJUNTA, POR COMBINAÇÃO |
SOKEY DOMYAKU | ARTÉRIA TEMPORAL |
SOKU | VELOCIDADE DE MENTE E DE AÇÃO |
SOKU HO TAI OTOSHI | LATERAL |
SOKU HO KAITEN | TIPO DE YOKO SUTEMI |
SOKUHO UKEMI | ROLAMENTO PARA O LADO |
SOKUTO | QUINA EXTERNA DO PÉ |
SONO MAMA | FICAR COMO ESTÁ, NÃO SE MOVER |
SORE MADE | ATÉ O MOMENTO, TERMINADO |
SORI ME | BARRIGA PARA A FRENTE |
SOTAI RENSHU | EXERCÍCIOS COM COMPANHEIRO |
SOTO | FORA, POR FORA |
SOTO GAKE | GANCHO POR FORA |
SOTO KAWASU | KAWASU GAKE POR FORA |
SOTO MAKI KOMI | QUEDA ENROLANDO POR FORA |
SOTO MAWASHI | GOLPE DE FORA PARA DENTRO |
SOTO MUSSO | HARAI GOSHI COM A MÃO NO JOELHO |
SOTO MUSSO | PEGAR A CALÇA E TORCER O CORPO |
SUI GETSU | TERÇO INFERIOR DO EXTERNO |
SUKI | PONTO FRACO |
SUKOSHI | UM POUCO |
SUKUI (SUKUU) | PASSAR O PUÇÁ, PENEIRAR |
SUKUI NAGE | QUEDA POR FORA |
SUMI | CANTO, EXTREMIDADE |
SUMI GAESHI | QUEDA INVERTIDA PELO CANTO |
SUMI OTOSHI | QUEDA DE CANTO |
SUNE | CANELA |
SURI AGE | GOLPE DE PALMA DA MÃO NO QUEIXO |
SURI ASHI | ANDAR CORRETAMENTE, DESLOCAMENTO ARRASTADO, VER TSURI AGE |
SUTEMI | TÉCNICA DE SACRIFÍCIO, ABANDONO DO CORPO, SE DEIXAR CAIR |
SUTEMI O SOTO GARI | O SOTO GARI CURVANDO-KOSEN |
SUTEMI WAZA | TÉCNICAS DE SACRIFÍCIO |
SUWARI | SENTADO |
SUWARI SEOI | ARREMESSO SOBRE O OMBRO, AJOELHADO |
SUWARI WAZA | TÉCNICAS EXECUTADAS AJOELHADO (POSIÇÕES SEIZA OU KIZA) |
SUWARU | SENTAR |
TABE KATA | MANEIRA DE COMER |
TACHI | EM PÉ |
TACHI AI | EM PÉ |
TACHI KATA | FIGURA, SITUAÇÃO |
TACHI SHI SEI | EM PÉ |
TACHI WAZA | TÉCNICAS EM PÉ |
TAI | CORPO INTEIRO |
TAI ATARI | CONTATO DO CORPO |
TAI GATAME | DEFESA CONTRA SAIDA DE KESA GATAME |
TAI IKU | EDUCAÇÃO FÍSICA |
TAI JU | PESO DO CORPO |
TAI JUTSU | ANTIGA FORMA DO JIU JITSU |
TAI JYU BETSU | DIVISÃO POR PESO |
TAI KYO KA | KATA PRELIMINAR |
TAI NO IDO | CAMINHAR |
TAI NO SHINTAI | MUDANÇA DE POSIÇÃO |
TAI OTOSHI | DERRUBAR O CORPO INTEIRO |
TAI RYOKU | FORÇA FÍSICA |
TAI SABAKI | GIRO DO CORPO, ANDAR EM CÍRCULOS |
TAISO | GINÁSTICA |
TAKA | ALTO |
TAKA ERI | ALTO DA GOLA |
TAKA KYOSHI NO KAMAE | POSIÇÃO DE JOELHO ALTO |
TAKA UCHI MATA | UCHI MATA DE KOSHI WAZA |
TAKE | BAMBÚ |
TAKE UCHI RYU | ANTIGA ESCOLA DE JIU JITSU |
TAKI OTOSHI | CAIR NA CACHOEIRA |
TAMA | GLOBO |
TAMA GURUMA | KATA GURUMA APLICADO AJOELHADO |
TAMA GURUMA | KATA GURUMA COM UM JOELHO NO SOLO |
TAMBO GAESH WAKI GATAME | COMO KAESHI DE KATA GATAME |
TAMI WAKA | EMPATE POR ACIDENTE |
TAN | MESTRE, INSTRUTOR - MESMO QUE DAN |
TAN TIEN | PONTO CENTRAL NO UMBIGO |
TANDEN | ABDOME, BARRIGA |
TANDOKU DOSSA RENSHU | GINÁSTICA INDIVIDUAL |
TANDOKU RENSHU | TREINAR COM UM PARCEIRO IMAGINÁRIO |
TANI | VALE |
TANI OTOSHI | GIRO DO CORPO, DERRUBAR NO VALE |
TANNOKAN | VESÍCULA BILIAR |
TANTO | PUNHAL, ESPADA CURTA |
TAOSHI KATA | GRUPO DE TÉCNICAS DE YOKO SUTEMI |
TATAKAI | LUTA |
TATAKAI GEKISEN | LUTA RENHIDA |
TATAKAI KUSE | LUTA DURA |
TATAKAI NI NARETA | HABITUADO A LUTAR |
TATAKAI ZUKI NO | COM VONTADE DE LUTAR |
TATAKU | LUTAR |
TATAME, TATAMI | PISO PARA A PRÁTICA DO JUDÔ, COLCHÃO DE PALHA |
TATAMI OMOTE | SUBSTITUIÇÃO DO TATAMI DE PALHA |
TATE | LEVANTAR, FICAR EM PÉ |
TATE | VERTICAL, DE CIMA PARA BAIXO |
TATE NUKITE | GOLPE COM OS DEDOS DA MÃO VERTICAL |
TATE GAESHI | VARIAÇÃO DE USHIRO OBI TORI GAESHI |
TATE HISHIJI | CHAVE DE PESCOÇO EM TATE SHIHO GATAME |
TATE SAN KAKU GATAME | IMOBILIZAÇÃO DE CIMA PARA BAIXO |
TATE SHIHO GATAME | IMOBILIZAÇÃO VERTICAL EM 4 DIREÇÕES |
TATE SHIHO HIZA HISHIJI | CHAVE DE JOELHO |
TATI REI | SAUDAÇÃO EM PÉ, O MESMO QUE RITSU REI |
TATSU | EM PÉ |
TAWARA | SACO DE ARROZ FEITO DE PALHA. BOLINHO |
TAWARA GAESHI | DERRUBAR O SACO DE ARROZ |
TAWARA GURUMA | RODAR O SACO DE ARROZ |
TCHUI | FALTA MODERADA DADA PELA ARBITRAGEM, ADVERTENCIA |
TE | MÃO |
TE BAKU | ANTIGA FORMA DO JIU JITSU |
TE GATAME | TIPO DE UDE GAESHI |
TE GATANA ATE | GOLPE COM O CUTELO DA MÃO |
TE GATANA ATE WAZA | TÉCNICAS COM O CUTELO DA MÃO |
TE GURUMA | RODAR COM A MÃO |
TEI SOKO | SOLA DO PÉ |
TEIKI SHIKEN | NOME TÉCNICO ESPECÍFICO |
TEKKO | LEIS DA ALAVANCA |
TE-KUBI | PULSO, ARTICULAÇÃO DO PULSO |
TEMOTO | CHAVE, POSIÇÃO |
TE-NO-KO | DORSO DA MÃO |
TE NO MAKI | LIVRO DO CEU |
TEN TO | ALTO DA CABEÇA |
TENDO | PONTO DO CRÂNIO |
TENJIN SHINYO RYU | ANTIGA ESCOLA DE JIU JITSU |
TENKAI ASHI | RASTEIRA |
TENKAN ASHI | RASTEIRA COM PASSO SIMPLES OU DUPLO |
TEPPO GAESHI | SAIDA DE KESA GATAME-INVERTER A MÃO |
TETSUI | LADO DE DEDINHO, PUNHO FECHADO |
TETSUI UCHI | GOLPE COM O LADO DO DEDINHO |
TETSUI UKE | DEFESA COM O LADO DO DEDINHO |
TE WAZA | TÉCNICAS DE MÃO |
TE YOTSU | QUATRO MÃOS, KUMI KATA COM AS DUAS MÃOS |
TO BI | FORÇAS CENTRÍFUGA E CENTRÍPETA |
TOBI | SALTAR, PULAR |
TOBI KOMI | CORRER PARA ENTRAR UMA TÉCNICA |
TODAI | ALUNO |
TOJIRU | FECHAR, CERRAR |
TOKETA | IMOBILIZAÇÃO DESFEITA, INTERROMPER |
TO KOTSU | OSSO EXTERNO |
TOKUI | TÉCNICA PREFERIDA |
TOKUI KATA | KATA PREFERIDO, ESCOLHIDO |
TOKUI WAZA | GOLPE PREFERIDO |
TO MA | DISTÂNCIA DE 1 TATAMI |
TO MA | DISTÂNCIA MAIOR |
TOMBO GAESHI | ESCAPADA DE KATA GATAME |
TOMBO KAITEN GAESHI | SUMI GAESHI INVERTIDO |
TOMOE | LINHA DE PROJEÇÃO CIRCULAR, JUNTO |
TOMOE GAESHI | VIRAR JUNTO E APLICAR AKAESHI WAZA |
TOMOE HISHIJI | ANTIGA TESOURA |
TOMOE JIME | ESTRANGULAMENTO CIRCULAR |
TOMOE NAGE | PROJEÇÃO SOBRE O CORPO, RODANDO |
TORAH | TIGRE |
TORI | O QUE APLICA A TÉCNICA, O QUE DERRUBA, O MESMO QUE DORI |
TORI KESHI | DISCORDÂNCIA DOS LATERAIS |
TORITE | ANTIGA VARIAÇÃO DO JIU JITSU |
TOSHI TAISO | GINÁSTICA LIVRE |
TSUBAME | ANDORINHA |
TSUBAME GAESHI | REBATER COM RASTEIRA |
TSUBO | PONTOS DA ACUPUNTURA |
TSUE | BASTÃO, BENGALA |
TSUE NO BA AI | DEFESA DE PUNHALADA DE FRENTE |
TSUGI | SEQÜÊNCIA ININTERRUPTA, PERSEGUINDO |
TSUGI ASHI | UM PÉ NÃO ULTRAPASSA O OUTRO |
TSUI NO SEN | DUAS FOR'ÇAS QUE SE ANULAM |
TSUIGI NAMI SHIAI | COMPETIÇÕES INTERNAS |
TSUKI | EMPURRAR |
TSUKI AGE | SOCO DE BAIXO PARA CIMA-UPPER CUT |
TSUKI DACHI | TRESPASSAR COM A MÃO |
TSUKI KAKE | O MESMO QUE TSUKKAKE |
TSUKI KOMI | O MESMO QUE TSUKKOMI |
TSUKI KOMI JIME | GOLPE DE ESTRANGULAMENTO |
TSUKI NAMI SHIAI | COMPETIÇÕES MENSAIS |
TSUKI WAZA | GOLPES COM AS MÃOS |
TSUKKAKE | ANTES DE SACAR O PUNHAL (KODOKAN) |
TSUKKAKE | GOLPE NO ROSTO (KIME NO KATA) |
TSUKKOMI | GOLPE DE PUNHAL NO ESTÔMAGO |
TSUKOMI | PEGAR |
TSUKOMI JIME | ESTRANGULAMENTO COM BRAÇO ESTICADO |
TSUKU | FINCAR |
TSUKURI | PONTO DE PARTIDA PARA UMA PROJEÇÃO |
TSUMA SAKI | JOANETES, DEDOS DOS PÉS |
TSUME | UNHA, UNHAS |
TSURI | PESCAR, PENDURAR |
TSURI ASHI | ANDAR SEM TIRAR O PÉ DO SOLO |
TSURI GOSHI | PENDURAR NO,QUADRIL |
TSURI KOMI | PUXADA PARA CIMA, COMO NA PESCA |
TSURI KOMI ASHI | RASTEIRA COM PUXADA PARA CIMA |
TSURI KOMI GOSHI | PROJEÇÃO ASCENDENTE DO QUADRIL |
TSURI TE | MÃO QUE ERGUE, QUE PENDURA |
TSURIKOMI | PENDURAR E ENTRAR |
UCHI | INTERNO, DENTRO, POR DENTRO |
UCHI KAWASU | TIPO DE KAWASU GAKE |
UCHI KOMI | TREINAMENTO REPETITIVO |
UCHI KUDAKI | ESMAGAR |
UCHI MAKI KOMI | TÉCNICA DE MAKI KOMI WAZA |
UCHI MATA | PROJEÇÃO COM A PERNA NA VIRILHA |
UCHI MATA SUKASHI | CONTRA QUEDA DE UCHI MATA |
UCHI MAWASHI | GOLPE DE DENTRO PARA FORA |
UCHI MUSSO | SOTO MUSSO COM A MÃO SOB O JOELHO |
UCHI MUSSO | UCHI MATA PEGANDO NA PERNA |
UCHI OROSHI | SOCO NA CABEÇA |
UCHI WAZA | TÉCNICAS NA VIRILHA |
UDE | BRAÇO |
UDE ATE WAZA | CONJUNTO DE TÉCNICAS COM O BRAÇO |
UDE DACHI | POSIÇÃO NORMAL DE DEFESA |
UDE GAESHI | CHAVE DE BRAÇO COM PROJEÇÃO |
UDE GARAMI | CHAVE NO COTOVELO |
UDE GARAMI HENKA WAZA | ATAQUE SUCESSIVO DE UDE GARAMI |
UDE GATAME | CHAVE NO BRAÇO ESTENDIDO |
UDE GATAME HENKA WAZA | VARIAÇÃO DE UDE GATAME |
UDE GYAKU DORI | PEGADA INVERTIDA NO COTOVELO |
UDE HISHIGI ASHI GATAME | CHAVE DE PERNA COM UKE DE QUATRO |
UDE HISHIJI | CHAVE POR TORÇÃO |
UDE HISHIJI HENKA WAZA | ATAQUE SUCESSIVO DE UDE HISHIJI |
UDE HISHIJI HIZA GATAME | CHAVE DE COTOVELO, COM O JOELHO |
UDE HISHIJI JUJI GATAME | CHAVE DE BRAÇO EM CRUZ |
UDE HISHIJI KAMI SHIHO GATAME | UDE GATAME EM KAMI SHIHO GATAME-KOSEN |
UDE HISHIJI KESA GATAME | CHAVE EM OKURI ERI JIME |
UDE HISHIJI KUZURE KAMI | SHIHO UDE GATAME EM KUZURE KAMI |
UDE HISHIJI UDE GATAME | CHAVE PRENDENDO O COTOVELO |
UDE HIZA GATAME | CHAVE DE PERNA COM UKE NA GUARDA |
UDE JIME | ESTRANGULAMENTO NA GUARDA-KOSEN |
UDE KAKAE DORI | PEGADA LATERAL NO BRAÇO |
UDE KUJIKU JUJI GATAME | TIPO DE JUJI GATAME-KOSEN |
UDE KUKURI KESA GATAME USHIRO | KESA GATAME PELA FAIXA |
UDE KUKURI KUZURE KESA GATAME | KESA GATAME PEGANDO NA FAIXA |
UDE KUKURI KUZURE KESA GATAME | O MESMO QUE USHIRO KESA GATAME |
UDE SAN KAKU GATAME | TIPO DE SAN KAKU GATAME-KOSEN |
UDE SHIBORI | SHIME WAZA COM UKE NA GUARDA |
UDE TOJIRU | TORÇÃO DE PULSO EM SAN KAKU JIME-KOSEN |
UE | PARA CIMA, EM CIMA |
UKASU | DEIXAR FLUTUAR |
UKE | O QUE RECEBE A TÉCNICA, O QUE CAI |
UKE SHIAI GOSHI | CHAVE DE BRAÇO PARTINDO DE SUMI GAESHI |
UKE TE | DEFENSOR |
UKEMI | EDUCATIVO DE QUEDA, AMORTECIMENTO DE QUEDA |
UKERU | RECEBER |
UKI (UKU) | BOIAR, FLUTUAR |
UKI GATAME | CHAVE FLUTUANTE |
UKI GOSHI | QUADRIL FLUTUANTE |
UKI OTOSHI | PROJEÇÃO FLUTUANTE |
UKI WAZA | TÉCNICAS FLUTUANTES |
UMA MORI | MONTADO, FAZER PRESSÃO COM A BARRIGA |
UNDO FUKU | UNIFORME DE ESPORTE |
UNDO KA | DESPORTISTA |
URA | VERSO, ATRÁS, INVERTIDO |
URA GATAME | CHAVE NA PARTE INFERIOR DO CORPO |
URA NAGE | PROJEÇÃO REVERSA |
URA NO KATA | KATA COM ATAQUE E DEFESA-GONO SEN |
URA SAN KAKU JIME | SAN KAKU JIME EM YOKO SHIHO GATAME-KOSEN |
URA SHIHO GATAME | CHAVE NA PARTE SUPERIOR DO CORPO |
URU (UTSUSHI) | MUDAR |
USHI KOMI | TREINAMENTO DE PEGADA |
USHIRO | ATRÁS, COSTAS |
USHIRO DORI | PEGADA POR TRÁS |
USHIRO DORI KOKYU NAGE | VARIAÇÃO DE KOKYU NAGE |
USHIRO ERI DORI | PEGAR A GOLA POR TRÁS |
USHIRO GOSHI | GOLPE DE QUADRIL POR TRÁS |
USHIRO GURUMA | CONTRA ATAQUE DE USHIRO GOSHI |
USHIRO GURUMA | RODADA PARA TRÁS |
USHIRO JIME | ESTRANGULAMENTO POR TRÁS |
USHIRO JIME KOKYU NAGE | VARIAÇÃO DE KOKYU NAGE |
USHIRO KERI | GOLPE COM O CALCANHAR |
USHIRO KESA GATAME | KESA GATAME DE COSTAS PARA UKE |
USHIRO KUBI HIMO JIME | ESTRANGULAMENTO POR TRÁS, COM CORDA |
USHIRO KUZUSHI | DESEQUILIBRIO PARA TRÁS |
USHIRO MAWARE SABAKI HIDARI | ANDAR PARA TRÁS GIRANDO 180º PELA ESQUERDA |
USHIRO MAWARE SABAKI MIGUI | ANDAR PARA TRÁS GIRANDO 180º PELA DIREITA |
USHIRO OBI TORI GAESHI | PROJEÇÃO PEGANDO A FAIXA NAS COSTAS |
USHIRO OBI TORI TATE GAESHI | VARIAÇÃO DE USHIRO OBI TORI, VIRANDO |
USHIRO OBI TORI YOKO GAESHI | USHIRO OBI TORI VIRANDO PARA UM LADO |
USHIRO SABAKI | GIRO PARA TRÁS |
USHIRO SABAKI HIDARI | ANDAR PARA TRÁS GIRANDO PELA ESQUERDA |
USHIRO SABAKI MIGUI | ANDAR PARA TRÁS GIRANDO PELA DIREITA |
USHIRO SAN KAKU GATAME | TIPO DE SAN KAKU GATAME-KOSEN |
USHIRO SAN KAKU JIME | SAN KAKU JIME POR TRÁS |
USHIRO SUKUI NAGE | VARIAÇÃO DE WWAKI OTOSHI |
USHIRO SUMI HIDARI KUZUSHI | DESEQUILIBRIO PARA A DIAGONAL TRASEIRA ESQUERDA |
USHIRO SUMI MIGUI KUZUSHI | DESEQUILIBRIO PARA A DIAGONAL TRASEIRA DIREITA |
USHIRO SUMI TSUKI | GOLPE PARA BAIXO E PARA TRÁS |
USHIRO TATE SHIHO GATAME | FINALIZAÇÃO DE USHIRO OBI TORI GAESHI |
USHIRO TSUKI, MAE SHITA TSUKI | GOLPES PARA CIMA E PARA BAIXO |
USHIRO UCHI | GOLPES PARA BAIXO, ALTERNADOS |
USHIRO UKEMI | AMORTECIMENTO DE QUEDA PARA TRÁS |
UTO | FRONTE |
UTSU | PANCADA |
UTSUI | DESLOCAR |
UTSURI | TRANSFORMAR, MODIFICAR |
UTSURI GOSHI | QUADRIL MODIFICADO |
UTSUSHI (UTSUSU) | MUDAR |
UTSUSHI GOSHI | MODIFICAR O QUADRIL |
UTSUSHI GOSHI | UTSURI GOSHI PASSANDO PARA A FRENTE |
UWAGI | PALETÓ DO JUDOGI |
. | . |
WA JITSU | VARIAÇÃO DO ANTIGO JIU JITSU |
WA JUTSU | TÉCNICAS EM HARMONIA-VER WA JITSU |
WAGI | PALETÓ DO JUDOGI |
WAKARE | DIVIDIR |
WAKARU | SEPARAR |
WAKI | AXILA |
WAKI BARA | LADO DO CORPO |
WAKI GATAME | CHAVE NA AXILA |
WAKI KAMAE | POSIÇÃO LATERAL |
WAKI OTOSHI | PROJEÇÃO LATERAL |
WAKI SHITA | EM BAIXO DA AXILA |
WAKI ZASHI | ESPADA PEQUENA |
WAZA | TÉCNICA |
WAZA ARI | MEIO PONTO (EXISTIU TÉCNICA) |
WAZARI | O MESMO QUE WAZA ARI |
WAZARI AWASATE IPPON | UM PONTO POR DOIS WAZARI |
. | . |
YAGURA YA NAGE | PROJEÇÃO PUXANDO PARA CIMA |
YA HAGI GATA | PEGAR O COTOVELO EM FORQUILHA |
YAKU SOKU GEIKO | TREINAMENTO COMBINADO |
YAMA | MONTANHA |
YAMA ARASHI | TEMPESTADE NA MONTANHA |
YAME | FIM, PARALISAR |
YAME SORE MADE | FIM DE LUTA |
YASUMU | DESCANSAR |
YAWARA | NOME ANTIGO DO JIU JITSU |
YOKO | LADO, LATERAL, DEITAR |
YOKO DAOSHI | VARIAÇÃO DE USHIRO OBI TORI GAESHI |
YOKO ENPI | GOLPE LATERAL COM O COTOVELO |
YOKO GAESHI | VARIAÇÃO DE HIKI KOMI GAESHI |
YOKO GAKE | GANCHO LATERAL |
YOKO GASEHI | VARIAÇÃO DE USHIRO OBI TORI GAESHI |
YOKO GERI | PONTA PÉ LATERAL |
YOKO GURUMA | RODA LATERAL |
YOKO HIDARI KUZUSHI | DESEQUILIBRIO PARA O LADO ESQUERDO |
YOKO HIDARI UKEMI | AMORTECIMENTO DE QUEDA PARA O LADO ESQUERDO |
YOKO HIZA GATAME | CHAVE LATERAL DE JOELHO |
YOKO JIME | O MESMO QUE KOSHI JIME |
YOKO JUJI JIME | ESTRANGULAMENTO LATERAL |
YOKO KERI | O MESMO QUE YOKO GERI |
YOKO MIGUI KUZUSHI | DESEQUILIBRIO PARA O LADO DIREITO |
YOKO MIGUI UKEMI | AMORTECIMENTO DE QUEDA PARA O LADO DIREITO |
YOKO NAGE | ANTIGA PROJEÇÃO LATERAL |
YOKO NI IDO SURU | O MESMO QUE TAI NO IDO |
YOKO OBI TORI GAESHI | O MESMO QUE YOKO GAESHI |
YOKO OTOSHI | INVERSÃO LATERAL |
YOKO OTOSHI | PROJEÇÃO LATERAL DE YOKO SUTEMI |
YOKO PARA | ILHARGA, QUADRIL |
YOKO SAN KAKU | TRIÂNGULO LATERAL |
YOKO SAN KAKU JIME | SAN KAKU JIME DE LADO |
YOKO SAN KAKU | SAN KAKU LATERAL |
YOKO SHIHO GATAME | IMOBILIZAÇÃO LATERAL EM 4 DIREÇÕES |
YOKO SHIHO GATAME KEI | FORMAS DE YOKO SHIHO GATAME |
YOKO SUDO | FACE LATERAL DO CANTO DA MÃO |
YOKO SUTEMI | CAIR PARA O LADO |
YOKO SUTEMI WAZA | TÉCNICAS DE SACRIFÍCIO PARA O LADO |
YOKO TOMOE | TOMOE NAGE PARA UM LADO |
YOKO TSUKI | FACADA LATERAL DO GOSHIN JITSU |
YOKO UCHI | GOLPE LATERAL |
YOKO UDE HISHIJI | CHAVE LATERAL VIRADA PARA CIMA |
YOKO UKEMI | QUEDA PARA O LADO |
YOKO WAKARE | PROJEÇÃO LATERAL |
YOMI KATA | MANEIRA DE LER |
YON DAN | QUARTO GRAU DA FAIXA PRETA |
YON KYU | QUARTO GRAU DE ALUNO - FAIXA LARANJA |
YORI KUMI UCHI NO TE | TÉCNICA DE LUTA CORPO RAL COM ARMADURA |
YOROSHI | ELOGIO, MUITO BOM |
YORU | APROXIMAR-SE |
YOSEKI | O MESMO QUE JOSEKI |
YOSHI | CONTINUAR |
YOSHIN RYU | ANTIGA ESCOLA DE JIU JITSU |
YOTSUI DAIKA | GRANDE RECUO DA COLUNA VERTEBRAL |
YU DAN SHA | PESSOA DE GRAU INFERIOR, ATÉ 5º DAN |
YUBI | DEDO |
YUBI SAKI | GOLPE COM AS PONTAS DOS DEDOS |
YUBI SAKI ATE | GOLPES COM AS PONTAS DOS DEDOS |
YUEN | MOLE |
YUKI ORE | QUEBRAR COM A NEVE |
YUKO | PONTUAÇÃO MAIOR QUE KOKA |
YUME NO UCHI | DENTRO DO SONHO |
YUSEN GACHI, YUSEI GACHI | VITÓRIA POR DESISTÊNCIA,POR SUPERIORIDADE TÉCNICA |
YUU DACHI | AGUACEIRO |
YUU SEI | VANTAGEM, MELHOR PERFORMANCE |
ZA | LUGAR |
ZA REI | SAUDAÇÃO AJOELHADO |
ZAKO HO UKEMI | LATERAL |
ZAN | FITAR O OLHAR |
ZAN SHIN | CONCLUSÃO, TÉRMINO DO KATA |
ZEMPAKU | ANTE BRAÇO |
ZEMPO, ZEN PO | CAMBALHOTA |
ZEN GO TSUKI | GOLPES PARA A FRENTE E PARA TRÁS |
ZEN NIHON JUDO RENMEI | FEDERAÇÃO DE JUDO DO JAPÃO |
ZEN PO KAITEN | CAIR PARA A FRENTE, VIRAR CAMBALHOTA |
ZEN PO TENKAI | ROLAR PARA A FRENTE |
ZEN SHIN | PARA A FRENTE |
ZENYO | USAR BEM, COMPLETO |
ZOKO | RECOMEÇAR A LUTA |
ZORI | CHINELO, SANDÁLIA JAPONESA |
ZU BOM | CALÇA DO JUDOGI |
Nenhum comentário:
Postar um comentário